O espetáculo FAVELA, já é um grande sucesso, tendo levado ao teatro cerca de 8.000 mil pessoas em suas curtas temporadas no Teatro Fashion Mall, no Teatro Leblon , na Sala Baden Powell e em sua estreia nacional no Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis- FITA, lotando o teatro de 1500 lugares e sendo premiado com o Troféu Ítalo Rossi – Prêmio FITA de Teatro, na categoria Prêmio Especial, para todo elenco do espetáculo, além da indicação a melhor texto.
O espetáculo mostra de forma bem humorada o dia a dia na favela, sem falar apenas de bandidos, mostra pessoas comuns, relações familiares, relações de amor, mostra o cotidiano de seus moradores.
O espetáculo FAVELA, com texto de Rômulo Rodrigues e direção de Marcio Vieira, tem uma abordagem bem diferente de tudo que já foi apresentado sobre o assunto “FAVELA”, Mostra que a violência é inegável dentro de uma comunidade, mas também que histórias comuns podem acontecer ali, como em qualquer outro lugar, histórias engraçadas e comoventes que levam o público em questão de minutos a rir muito, se emocionar e a questionar a vida. Favela conta histórias de moradores comuns de uma comunidade; A senhora aposentada que passa o dia na janela observando a vida alheia; o pastor de uma igreja preocupado que sua única filha se misture com os outros jovens da favela; o casal que vive brigando e fazendo as pazes; a mãe solteira de vários filhos; o malandro mulherengo que não se entende com a mãe evangélica e ,protagonizando a história, dois jovens primos que fazem escolhas diferentes na vida um entra para faculdade de engenharia e outro para o trafico da comunidade. O grande mote do espetáculo é “A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS”. O que você quer da vida? Quais escolhas você fez ? Onde elas te levaram? Quais escolhas que você fará?
A ficha técnica em geral mistura nomes já experientes e premiados com talentos promissores como o caso do diretor Marcio Vieira que vem sendo apontado como um dos mais promissores diretores da nova geração após a direção dos espetáculos Quando as Máquinas Param de Plinio Marcos e Um Rio Chamado Machado de Rômulo Rodrigues e Carlos Eduardo Caetano. Num grande elenco de 21 atores, temos uma mistura de várias idades. Uma mistura de profissionais experientes com jovens talentos. Alguns deles conhecidos do grande público em trabalhos de sucesso na TV , como os atores Gabriel Chadan (Nov. Malhação , Av. Brasil e atualmente Amor a Vida – TV GLOBO), Marcelo Batista(Na Tv Globo Força-Tarefa , Insensato Coração, Vende-se Um Véu de Noiva , Malhação, A Diarista , Sinhá Moça e atualmente no SBT na novela Carrossel como pai do Cirilo) , Michel Gomes (prox. Nov Joia Rara – TV GLOBO nov. Rebeldes- TV Record ), Ana Berttines (Nov. Cama de Gato), Cridemar Aquino (Série Suburbia) e Leandro Santana( Nov. Av. Brasil), Dja Martins ( Atualmente na Nov. Saramandaia )
Essa eclética ficha técnica traz o tom ideal a esse espetáculo que procura falar a jovens e adultos, contando histórias que vão divertir e comover a todos, que no final sairão do espetáculo tendo dado boas gargalhadas, se emocionado e principalmente se questionado sobre suas escolhas na vida.
Em tempos de pacificação de comunidades, onde a favela é o tema de muitas manchetes, e onde, na maioria das vezes, o tema é a violência, nada mais oportuno de se levar aos palcos, para todos os tipos de público, uma visão sem preconceito e mais abrangente dos moradores de uma favela.
O espetáculo Favela tem como diferencial ser um espetáculo que fala de um tema bem atual mas com um enfoque diferente, um enfoque nos seus moradores comuns, gente que trabalha, que tem problemas familiares e amorosos como todo mundo e não apenas convivem com violência como é comumente retratado no cinema, Tv e teatro.
O texto foi concebido depois de dois anos de pesquisa do autor Rômulo Rodrigues e do diretor e idealizador do projeto Marcio Vieira, mergulhando no assunto através de livros, filmes, documentários, notícias atuais e antigas, e principalmente convivendo com moradores de comunidades cariocas, o que fez o autor e o diretor desmistificarem toda uma opinião pré-concebida que tinham sobre a favela e seus moradores e é essa desmistificação que o espetáculo FAVELA pretende levar a cena.
ARTISTA FIDELENSE FAZ PARTE DO ELENCO DO ESPETÁCULO FAVELA.
Joelson Barcellos é solteiro, morador da zona oeste do rio no bairro de paciência.
nascido em 17/04/1971 na cidade de são fidélis, onde morou até os 12 anos, filho de idalina dias barcellos(costureira) e joao barreto barcellos(motorista aposentado), idalina,sua mãe de uma tradicional familia de fazendeiros da zona rural conhecido valão de areia, joão seu pai de uma familia simples (filho de dona lindinha e seu antonio – in memorian) do bairro são vicente de paula, conhecida como usina.
Joelson estudou na E. E. Montese em são fidélis da 1ª a 3ª série, ele foi com a família para a cidade do Rio de Janeiro no ano de 1981, onde seu pai arrumou um serviço de motorista de ônibus na extinta transporte oriental ele é pai de 2 filhos, Jean Cássio com 16 anos e João Guilherme com 5 meses, Joelson atua em uma policlínica do rio de janeiro e em um hospital como agente regulador.
Joelson começou no meio artístico como modelo de slanger rio show promoções, ganhando dois concursos em 1994 como garoto copa brasil e garoto country.
Ele fez parte da sala de ensaio em São Fidélis com a coordenação de Geraldo Evangelista (chocolate) onde participou um projeto que mensalmente fazia-se um mini festival de poesias entre os muitos poetas de São Fidélis no qual a poesia vencedora ficava veiculada a rádio local durante o mês seguinte, também participou da peça de apresentação de poesias do livro “pedras d’agua” de iris gomes da costa, escritora fidelense e de um dos festivais de poesia falada de São Fidélis; foi aluno do diretor Flavio Colatrello Junior, (diretor de malhação e diversas novelas das redes globo e record, e um dos co-fundadores de malhação), aluno de tv e cinema do Professor Eduardo Fraga (ator/diretor/produtor) com quem gravará um curta com exibição prevista para 2014 e atualmente aluno da oficina teatral com Gilbert Magalhães (ator e diretor de vários espetáculos) no shopping madureira, de onde foi indicado a fazer o teste para favela- espetáculo musical.
CONFIRA OUTRAS FOTOS DO ESPETÁCULO
ASSISTA AO VIDEO : FAVELA – Clip SAMBA DO JUVENAL