Escritor fidelense faz parte de honraria no Palácio Nilo Peçanha em Campos dos Goytacazes

Antônio Júnior Persí foi convidado para compor a cerimônia entre os maiores escritores de Campos ainda que não seja nativo da cidade, evidenciando a força e abrangência de sua literatura.

Na última segunda-feira (04) o escritor fidelense Antônio Júnior Persí fez parte da honraria a escritores campistas promovida pela Escola Legislativa de Campos dos Goytacazes. O evento consistiu em uma tarde de autógrafos no espaço Foyer do Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara Municipal de Campos. O escritor relatou que foi o primeiro a chegar ao local, sendo recebido por Rafael Martins, o superintendente da Escola Legislativa de Campos, anfitrião e cerimonialista do evento. Além de receber Persí no Palácio Nilo Peçanha, Rafael também o presenteou com o livro “Identidade A+” de sua autoria, afinal, Rafael Martins também é escritor.

“Eu fui o primeiro a chegar ao local, com 1 hora de antecedência para o evento que estava marcado para as 16 horas. Cheguei mais cedo porque eu precisava ver como era o espaço, afinal, nunca tinha entrado no Palácio Nilo Peçanha. Eu precisava ver o local pessoalmente para arrumar tudo que levei para a cerimônia, o que não era pouco. Eram banners, cavalete, livros e tudo mais. Eu também prefiro chegar antes a eventos literários, pois gosto de sentir a energia dos lugares para ir calibrando a energia do local com a minha. Isso costuma fazer com que minhas falas fiquem mais adequadas a cada espaço” – explicou.

Ter chegado mais cedo fez com que o escritor tivesse uma grata surpresa. Assim que chegou e começou a arrumar sua mesa, Persí viu dezenas de alunos do Liceu de Humanidades de Campos entrando no Palácio guiados pela historiadora Gabriella Carneiro que estava apresentando os espaços do prédio para os estudantes. Em meio a sua apresentação, Gabriella foi perguntada por Guilherme Celestino, professor responsável pelos alunos do Liceu, se Antônio Júnior Persí poderia dar uma palavra aos alunos sobre a profissão de escritor.

continua após a imagem

“Eu fui pego de surpresa, mas consegui explicar brevemente quem e de onde eu sou, o que eu faço, onde estudei e o enredo dos meus livros. Os alunos receberam minha história com muito afago e minha fala foi a deixa para que a historiadora Gabriella Carneiro explicasse que eu estava ali para uma cerimônia de honraria a escritores promovida pela Escola Legislativa de Campos que tem como objetivo reconhecer os escritores e fomentar a leitura. Após essa fala, ela continuou o passeio com os estudantes por outros espaços do Palácio Nilo Peçanha” – disse o autor.

De acordo com o escritor, os minutos foram passando e o lugar foi tomando mais cores e vida. “Foram bons minutos que fiquei praticamente sozinho no Foyer do Palácio arrumando minhas coisas e sentindo a energia do local. Até que outros escritores começaram a chegar com seus livros, falas, sorrisos que foram colorindo e dando ainda mais vida ao lindo Foyer. Foi algo muito bonito ver essa transição acontecer, mais um presente de ter chegado com antecedência” – detalhou.

A cerimônia foi iniciada pelo anfitrião Rafael Martins que agradeceu a presença do público e pela honra de estar recebendo os escritores no Foyer do Palácio Nilo Peçanha. Feitas as primeiras falas de Rafael, ele abriu o microfone para a apresentação dos escritores presentes. Dado o momento de fala de Antônio Júnior Persí, o escritor informou:

“Minha fala inicial foi salientando que sou de São Fidélis e que minha formação é em Letras pelo IFF (Instituto Federal Fluminense) Campos Centro onde fui também Presidente do Centro Acadêmico de Letras. Contei minha história, dizendo que pelo fato do meu nome de batismo ser Antônio Roberto, o que me faz ser xará do grande poeta fidelense Antônio Roberto Fernandes, desde a infância fui influenciado a escrever pelas minhas professoras de Língua Portuguesa da rede pública fidelense. Cortando para minha vida adulta, disse que comecei a colar poesias em banheiro de bar para ser salvo pela arte, afinal, vivi muitas mazelas, sobretudo nos anos de 2017 e 2018. Com isso, minha poesia ‘Amnésia Reversa’, uma das que fiz para ser colada, foi selecionada pela Bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes) no início de 2019. Com isso, fui apresentar minha poesia em Salvador custeado pelo IFF o que fez com que minha vida mudasse para sempre”.

Em seu discurso, Antônio Júnior Persí contou que com sua apresentação na Bienal da UNE de Salvador em fevereiro de 2019 o escritor saiu de lá agenciado, com o compromisso de terminar seu primeiro livro até dezembro de 2019, o que ocorreu. Devido a esse fato, Persí assinou contrato com a Editora Autografia, que tem polos no Brasil e na Espanha, o que ajudou que o escritor vertesse seu primeiro livro para o Espanhol, e que é selo editorial do autor até hoje. O escritor informou que o suspense “O Mortiço”, seu primeiro livro, foi feito como se fosse um exorcismo de todos os males que cercaram sua vida até então, evidenciando o poder de cura por meio da arte. O escritor também tratou acerca de seu segundo livro “A Costura” que tem sua essência cerceando o ser humano perdido entre o meio ambiente e a tecnologia. O autor falou também sobre seu trabalho vindouro, a biografia sobre Marcelo Guimarães, que dá vida a Olga Dantelly, drag queen de Miami.

“Por fim, expliquei que eu sou um escritor híbrido. Sou de São Fidélis, a cidade poema, mas também tenho Campos no meu DNA por conta da minha formação em Letras no IFF Campos Centro. Portanto, eu sou o resultado da longeva tradição de escritores e poetas fidelenses junto com o poderio acadêmico presente em Campos dos Goytacazes. Esses fatores colaboraram para que eu me tornasse esse escritor que é um pouco menos árcade e um tanto quanto mais cosmopolita, sendo estas marcas fortes desse meu hibridismo literário. Encerrei minha fala agradecendo ao Rafael Martins e a toda Escola Legislativa de Campos por receber essa honraria mesmo eu sendo de outra cidade e agradeci também pelo galardão que foi ter a atenção dos escritores ali presentes e também do público, é claro”.

Ao fim da fala dos demais escritores, foi dada a hora de todos os autores conhecerem mais uns aos outros. Dos 10 escritores ali presentes, Persí fez mais amizade com Alexandra Souza e com Verusca Reis devido à proximidade de suas mesas. Inclusive, Persí tinha conhecido as obras de Verusca Reis na Festa Literária de Piúma, onde ambos participaram recentemente, em agosto de 2023.

continua após a imagem

“Quando eu vi Verusca perto de mim no Foyer, falei que ia pedir a ela para ler a poesia ‘Chão da Sala’ de sua autoria. Eu e ela rimos muito, pois eu ‘Chão da Sala’ é um texto caliente que ela havia apresentando na Festa Literária de Piúma a pedido da plateia. Verusca se apresentou em Piúma e foi assim que conheci seu trabalho, mas na correria, acabamos não nos falando. Contudo, isso ajudou para que nós nos conectássemos na cerimônia ocorrida agora no Palácio Nilo Peçanha. Mais uma escritora com quem me afinei no dia da honraria foi com a Alexandra Souza, uma poetisa de sensibilidade ímpar, que revelou que usa a escrita como um processo de cura, algo que eu também tendo a fazer. Essa escrita terapêutica junto com a poesia, sendo esta a minha primeira forma de escrita, colaborou para eu e Alexandra Souza nos conectássemos” – explicou.

Antônio Júnior Persí acrescentou informando que fez bons contatos na honraria e que conheceu ainda mais sobre a cena literária de Campos e que, sem dúvidas, esse conhecimento será muito útil para realizações futuras.

“Lá trás, quando eu comecei a colar poesias em banheiro de bar, eu nunca imaginei que um dia eu recebesse tamanha honraria. Nunca imaginei entrar no Palácio Nilo Peçanha, muito menos pela porta da frente, por meio de um convite tão especial. Sem dúvidas, essa é uma das maiores conquistas da minha vida profissional e também pessoal, afinal, meu trabalho e minha vida são muito atrelados um ao outro. Agradeço demais à Escola Legislativa de Campos por tudo que a mim foi concedido, pelos escritores pela generosidade ao terem alguém que não é campista entre eles e a todos que colaboraram para esse momento tão especial. Espero um dia ser capaz de retribuir devidamente à altura” – finalizou.

E assim segue o escritor fidelense Antônio Júnior Persí alcançando cada vez mais conquistas e consolidando seu reconhecimento de forma a romper com os limites de seu município. Para quem ainda não conhece a obra de Persí, há a oportunidade de adquirir um exemplar diretamente com o autor ou pelo site da editora Autografia (sendo a compra no site da editora sujeita a cobrança de frete). Clique AQUI ou AQUI (YouTube) para conferir a playlist e AQUI para acessar o Instagram do autor e AQUI o Facebook.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress