Equipes controlam incêndio na zona de amortecimento do Parque Estadual do Desengano, em Madalena

O incêndio destruiu uma área equivalente a 85 campos de futebol. Com um trabalho incansável, as equipes evitaram que o fogo atingisse o Parque e as áreas onde ficam as nascentes que abastecem Santa Maria Madalena
Fotos: Parque Estadual do Desengano / Defesa Civil

Foi completamente extinto, nesta segunda-feira (04/02), o incêndio que ameaçava o Parque Estadual do Desengano e áreas onde ficam as nascentes que abastecem o município de Santa Maria Madalena. As chamas começaram após uma área, na localidade de Terras Frias, ter sido atingida pela queda de um raio.

Segundo o gestor do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário, moradores da localidade relataram que uma descarga elétrica atingiu a área após uma leve e pontual chuva, que caiu na quinta-feira (31/01). O raio atingiu uma área de pedra no morro, provocando um incêndio que se propagou para a área de mata densa.

continua após a foto

Ainda de acordo com o gestor, no sábado as equipes que trabalharam no combate conseguiram controlar as chamas em um ponto, evitando que o fogo seguisse avançando em direção ao Parque Estadual do Desengano e as áreas onde ficam as nascentes. No domingo as equipes monitoraram os pequenos focos que permaneciam nas áreas mais altas, locais onde não se tinha acesso. Esses pequenos focos foram extintos na manhã desta segunda-feira (04), com ajuda da chuva.

O incêndio destruiu uma área equivalente a 85 hectares, ou seja, 85 campos de futebol. Além dos guarda-parques, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil autuaram no combate. O combate contou ainda com bombeiros do Grupamento de Serviço de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA) e aeronaves do Grupamento de Operações Aéreas (GOA).

Só no mês de janeiro, Santa Maria Madalena registrou dez incêndios florestais, sendo que quatro deles foram provocados pelas quedas de raios. O levantamento foi feito pela Defesa Civil do município.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress