Equipe médica realiza com sucesso cirurgia de urgência de hérnia inguinal em bebê no Hospital de Cordeiro

A principal complicação da hérnia inguinal é o encarceramento, que pode causar necrose intestinal. Mas, graças a cirurgia, a criança levará uma vida completamente normal.

O último dia 24 de julho foi de apreensão e depois alívio para uma mãe, moradora de Cordeiro, na Região Serrana do Rio. Na tarde daquele dia, Andiara Rufino da Silva, mãe do Daniel, um bebê de 08 meses, procurou o Hospital Antônio Castro, pois a criança estava chorando muito, vomitando e ela ainda relatava que a hérnia tinha “agarrado” desde a véspera e que o local já estava vermelho.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

O relato é do médico Lauro Massaud Conde, que junto a sua equipe, precisou realizar uma cirurgia de urgência devido à hérnia inguinal encarcerada. “Essa criança já tinha o diagnóstico de hérnia desde o nascimento tendo sido encaminhada para ser operada de forma eletiva em serviço de cirurgia pediátrica no Rio de Janeiro e estava esperando pela marcação da cirurgia” – relatou o cirurgião-geral.

Ao SF Notícias o médico explicou que essas cirurgias são sempre muito delicadas seja pela complexidade da anestesia (geral nesse caso), quanto pela delicadeza da cirurgia. Ele relata ainda que uma possível transferência para um hospital de grande porte, mesmo que de urgência, poderia levar algumas horas e esse tempo de certo causaria a necrose do intestino herniado, o que levaria a ressecção de algo em torno da 1ª metade do intestino grosso do bebê. “Foi nesse momento que chamei meu anestesista Dr. Luiz Henrique Abicalil que de pronto veio atender o menor” – conta.

continua após a imagem

O profissional relata que o segmento intestinal herniado já estava apresentando sofrimento por falta de suprimento sanguíneo e foi preciso além de abrir a região inguinal, abrir também o abdômen para ter a certeza se aquele segmento intestinal, após ser reduzido para a cavidade abdominal, voltaria a ter suprimento sanguíneo. “Pela brevidade com que conseguimos realizar a cirurgia o intestino não precisou ser ressecado pois voltou à normalidade após alguns minutos. Então fechamos o orifício da hérnia e finalizamos a cirurgia sem qualquer intercorrência” – destacou o cirurgião.

O pós-operatório também foi sem intercorrências e o bebê já recebeu alta para ser acompanhado no ambulatório do Hospital de Cordeiro. A criança levará uma vida completamente normal após a cirurgia. O médico explica ainda que a hérnia ocorre em 1-2% dos recém-nascidos a termo (com mais de 38 semanas de gestação), e é mais comum nos prematuros. “A principal complicação da hérnia inguinal é o encarceramento, quando um segmento intestinal entra pelo orifício herniário e não retorna à cavidade abdominal. Isso pode causar necrose do segmento intestinal podendo até mesmo levar ao óbito caso não seja operada de maneira urgente” – afirma.

Segundo a mãe da criança, o Daniel já recebeu alta e passa bem em casa. Andiara, que tem outros filhos, no momento está desempregada. Quem puder ajudar a família com itens como fraldas, leite, cesta básica e outros, pode entrar em contato pelo número (22) 98163-8843. A família mora no bairro Rodolfo em Cordeiro.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress