Engenheiro da NASA vai realizar palestras em Santa Maria Madalena, a “Cidade das Estrelas”

Com grande potencial para a observação dos astros, o município recebeu o título de "Cidade das Estrelas"; já o Parque Estadual do Desengano, que abrange parte do município, recebeu o título inédito de primeiro Dark Sky Park da América Latina

Imagens: Divulgação – Vanessa Gonçalves – Samir Mansur

Cidades da região estão recebendo o engenheiro da NASA, Gabe Gabrielle, que vem participando de encontros e palestras. Nesta terça-feira (14/06) pela manhã o engenheiro, que também ficou conhecido por divulgar o início de sua vida profissional como chapeiro do McDonald’s, estará em uma escola particular de Campos. Já às 15h e às 18h Gabe vai ministrar palestras na Câmara Municipal de Santa Maria Madalena. Com grande potencial para a observação dos astros, o município recebeu o título de “Cidade das Estrelas”, através de lei que também autoriza o Poder Executivo a realizar campanhas para fomentar o turismo local pela qualidade do céu para observação dos corpos celestes.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

O Projeto Jovens Astros do Amanhã realizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, de Campos, com apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro é responsável pela vinda do Gabe Gabrielle à região. Na quarta (15) o engenheiro fará palestras no SESC de Campos às 10h e 14h.

Título inédito de primeiro Dark Sky Park da América Latina
Santa Maria Madalena também é um dos municípios abrangidos pelo Parque Estadual do Desengano, que, em dezembro, recebeu o título inédito de primeiro Dark Sky Park da América Latina, expedido pela Dark-Sky Association (IDA). Graças a um trabalho conjunto realizado entre o município e o Instituto Estadual do Ambiente – INEA, o Parque recebeu a certificação internacional por abrigar uma área de excepcional qualidade para observação de noites estreladas e cumprir rigorosamente o controle da poluição luminosa provocada pela iluminação artificial, protegendo e fomentando a realização de atividades de pesquisa e turismo no campo da Astronomia.

De acordo com a IDA, o título reconhece o Parque, que abrange os municípios de São Fidélis, Santa Maria Madalena e Campos dos Goytacazes, como “uma área protegida de excepcional qualidade para a observação de estrelas e um ambiente noturno protegido que valoriza seu patrimônio científico, natural, educacional, cultural e social”. A ausência total de luz artificial dentro dos limites do parque proporciona um céu iluminado e registros esplêndidos. Confira mais AQUI.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress