Encontro reuniu as tradicionais Folias de Reis em São Fidélis

folia de reis 1
Fotos: Vinnicius Cremonez

Um encontro reuniu ontem as mais antigas e tradicionais Folias de Reis em São Fidélis. O encontro aconteceu no Clube do Passarinheiro, no bairro Vila dos Coroados.

Cada grupo começava a cantar há 300 metros e, ia desfilando até o local do evento. O encontro folia de reis 8que começou de noite, só terminou após às 3h da madrugada. Para muitos, esse foi o “esquenta” para a temporada de apresentações em dezembro e janeiro.

Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Essa história é relatada na Bíblia, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Mateus). Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro.

O grupo é composto pelos três magos, o embaixador, aquele que arruma e organiza a logística do grupo, os palhaços, o coro e a bandeira.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress