Elat registra mais de 900 raios nas últimas horas em São Fidélis

Município registrou mais de 70 milímetros de chuva em apenas 4 horas, sendo 57.8 em um intervalo de uma hora
Muitos raios em São Fidélis e região

Além da chuva forte que caiu nessa madrugada, também houve registro de muita atividade elétrica (raios) em São Fidélis, no Norte Fluminense. A pedido do SF Notícias, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, fez um registro sobre a incidência de raios no município entre quarta-feira (28) e esta quinta-feira (29). Segundo o levantamento do Elat, foram registrados 338 raios nuvem-solo e 642 raios intra-nuvem entre quarta e às 11h da manhã desta quinta. Os raios nuvem-solo são aqueles que atingem o solo, ou seja, mais de 330 raios caíram em todo o território de São Fidélis. O registro na imagem foi feito pela Viviane, por volta de 00h07 desta quinta, antes da chuva, no bairro Vila dos Coroados. (continua após o vídeo)

A chuva dessa madrugada foi a mais forte registrada em todo segundo semestre desse ano em São Fidélis. O sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) registrou 71.8 milímetros entre 2h45 até 5h30 da manhã, sendo que 57.8 foram registrados em um intervalo de uma hora.  O temporal provocou alagamentos em diversas ruas da cidade, principalmente na área Central e no Barão de Macaúbas (reveja a matéria sobre a chuva AQUI). (continua após a publicidade)

Mais de 4 mil raios foram registrados em cidades da região
Também houve registro de muita atividade elétrica em outros municípios da região. Segundo o levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), a pedido do SF Notícias, mais de 4.300 raios atingiram municípios da região durante a passagem da chuva nas últimas horas. A maior quantidade foi na Região Serrana, onde também houve registro de granizo. A foto ao lado foi feita em Cordeiro, pela fotógrafa Renata Martins. Segundo o levantamento do Elat, o maior número de raios registrados foi em Friburgo, sendo 249 nuvem-solo e 1.565 intra-nuvem, sendo 185 nuvem-solo e 680 intra-nuvem entre 12h e as 16h de quarta. O segundo maior registro foi em Bom Jardim, sendo 110 nuvem-solo e 950 intra-nuvem. Na sequência aparece Duas Barras, com 51 nuvem-solo e 370 intra-nuvem. Em Cordeiro foram 05 nuvem-solo e 41 intra-nuvem. Já em Cantagalo, foram 08 nuvem-solo e 17 intra-nuvem, e em Macuco, 01 intra-nuvem. O levantamento foi feito entre 00h de quarta (28) e as 06h desta quinta (29).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress