Duas Barras decreta luto pela morte do prefeito Luiz Carlos, vítima da Covid-19; em março ele alertou a população sobre a doença

Luiz Carlos Lutterbach se destacou em ações de prevenção à Covid-19 como determinação de fechamento de praças e instalação de pias com água e sabão pelo município, medida elogiada pelo cantor Martinho da Vila, que é natural de Duas Barras
Fotos: Reprodução/ redes sociais

O município de Duas Barras está de luto pela morte do prefeito Luiz Carlos Botelho Lutterbach, de 55 anos, ocorrida na madrugada desta terça-feira (11/08). Vítima da Covid-19, o prefeito estava internado desde o dia 23 de julho no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, unidade para a qual foi transferido após passar por uma tomografia computadorizada, em que o médico constatou que não houve melhora na situação dos pulmões. O prefeito seguiu internado no CTI do hospital até hoje, quando não resistiu e morreu. Ele havia sido diagnosticado com a doença no dia 22, e foi transferido no dia seguinte. (continua após o vídeo)

Luiz Carlos Botelho Lutterbach se destacou em ações preventivas à disseminação da Covid-19, entre elas, a instalação de barreiras sanitárias, o fechamento de praças, retirada de bancos das praças e instalação de pias com água, sabão e álcool em gel, medida que foi destaque na região, sendo inclusive elogiada pelo cantor Martinho da Vila, que é natural de Duas Barras. No dia 21 de março, quando Duas Barras ainda não havia registrado nenhum caso da doença, o prefeito Luiz Carlos visivelmente emocionado, ao lado do padre Yves Barcelos Mozer e Pastor Alex Sandro Santos Regis, suplicou para que as famílias cumprissem as determinações do Ministério da Saúde. “O momento é crítico, mas Deus está com a gente. Nesse momento é importante que cada um tenha consciência, que saiba que há necessidade de se fazer cumprir as determinações que nos foram passadas. O momento é difícil, mas com certeza venceremos” – disse o prefeito, agradecendo aos funcionários da prefeitura, e especialmente aos da saúde. “Duas Barras vencerá essa pandemia e sairá livre desse problema porque Deus está conosco” – destacou. (continua após a publicidade)

Nas redes sociais, amigos, munícipes e familiares lamentam a morte do prefeito. “Hoje perdemos uma referência em nossa região. Morreu a serviço do povo, cargo que tanto lutou para chegar. Foi pioneiro em fechar praças, lavar ruas, criar barreira sanitária, enfim, sempre preocupado com a proteção de todos. Que Deus conforte toda família, amigos, e que seu legado como gestor que sempre defendeu o povo mais humilde sirva de exemplo para todos nós” – diz uma das publicações. “Luiz Carlos era um excelente político, voltado para a saúde. Conseguiu para Duas Barras exames, que nenhuma cidade do interior do estado tinha. Outro marco importante para a história do interior foi a criação da policlínica” – diz outra. O prefeito em exercício, Dr. Fabrício Luiz Lima Ayres decretou luto oficial por oito dias no município. “Neste momento de dor e muita tristeza, manifesta o mais profundo pesar e se solidariza com os familiares, amigos, colaboradores e cidadãos” – publicou a Prefeitura.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress