Dias especiais: Patrimônio Histórico, Igreja Matriz de São Fidélis completará 213 anos e será elevada a Santuário

Uma semana repleta de atrações e festividades. No dia 24 haverá a tradicional alvorada com a 22 de Outubro, os shows de Aline Brasil e Dunga, e a queima de fogos; veja a programação da Igreja Matriz pela semana do padroeiro

Chegou a semana mais esperada do ano! Chegou a semana da tradicional e uma das mais antigas festas do estado, a semana da Festa de São Fidélis, que após dois anos, devido à pandemia, está de volta. As celebrações pela semana do padroeiro São Fidélis de Sigmaringa começam nesta segunda-feira, dia 18. Segundo a Diocese, às 18h acontecerá o Traslado da Bandeira com saída da residência de Jaciel Ferreira Eccard e Maria Áurea da Silva Eccard. A seguir Recitação do Santo Terço e Missa em Ação de Graças dedicada aos Bispos, padres, seminaristas e religiosos, celebrada pelo Padre Maxwell Santos.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Nos demais dias, até sábado, haverá Recitação do Santo Terço às 18h30min e Santa Missa na sequência. Na terça, a Santa Missa será celebrada pelo Padre Wallace Azevedo. Na quarta será o Padre Marco Antônio e na quinta, o Padre Luiz Carlos Reis. Já na sexta será o Padre Aldemir Amaral e no sábado, o Padre Vicente Osmar. No domingo, dia do padroeiro, haverá uma programação especial.

Às 5h da manhã haverá a tradicional alvorada com a Sociedade Musical Banda 22 de Outubro. Já às 10h da manhã haverá a Missa de Elevação da Igreja Matriz a Santuário, celebrada pelo Bispo Dom Roberto Francisco Ferreria Paz. Às 12h acontece o almoço e leilão de bezerros na Barraca da Festa.

Já às 18h, acontecerá a procissão e seguindo, missa presidida por Dom Fernando Arêas Rifan, Bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianey. Na sequência acontecem os shows de Aline Brasil e Dunga, e a festa será encerrada com a queima de fogos.

Entre os dias 20 e 24, acontece na Igreja Matriz, a Exposição do Memorial do Santuário de São Fidélis, com a história de São Fidélis e da Igreja Matriz, desde o período de ocupação originária dos povos indígenas até a elevação da Igreja Católica de São Fidélis a Santuário.

Veja AQUI a programação da Barraca da Festa, será aberta no dia 20.

continua após a imagem

213 anos de Igreja Matriz
No dia 23, a Igreja Matriz completa 213 anos. Sua construção iniciou-se em 1799, orientada pelos monges construtores, frei Victório de Cambiasca, frei Ângelo de Lucca e frei Thomaz Civitta de Castella e aberta ao culto em 1809. Em torno da Igreja foram erguidas 40 rústicas choupanas. O monumental templo chama a atenção pela grandiosidade da obra, principalmente pela sua cúpula. Em linhas arquitetônicas de reflexo italiano, de gosto toscano em sua construção em cruz.

A Igreja Matriz de São Fidélis é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural como Patrimônio Histórico e Cultural, e faz parte do chamado Conjunto Histórico de São Fidélis, que engloba ainda a Ponte Metálica e o Solar do Barão de Vila Flor, onde hoje funciona a Biblioteca e Museu municipal.

continua após a imagem

Igreja Matriz será elevada à categoria de Santuário Diocesano
No dia 24, além de ser o dia do Padroeiro de São Fidélis, a “Cidade Poema” e a “Igreja Matriz” vão ganhar um grande presente da Igreja Católica. No dia em que se completa os 400 anos de martírio de São Fidélis, a Igreja Matriz será elevada à categoria de Santuário Diocesano. Com a elevação a igreja passa a ser um centro de peregrinações e romarias, tendo como exemplo o santo martirizado pelos calvinistas. O Bispo de Campos Dom Roberto Francisco ressalta a importância de seguir o exemplo de São Fidelis e a elevação a santuário, o local passa a ser local para peregrinações e de fomentar a devoção ao santo, recordando as suas lições de fé.

“As lições de São Fidelis após 400 anos de martírio são exemplos para a nova evangelização de acreditar no poder da palavra de Deus para persuadir, dialogar com a fé com todos os cristãos, porque ainda é sinal de contradição a divisão entre nós. A mansidão e a catequese de São Fidelis continua sendo um meio de aproximação, embora com as limitações daquele tempo no contexto minado pela intolerância daquele momento”, revela Dom Roberto Francisco.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress