Dia Mundial em memória às vítimas de Trânsito

O terceiro domingo de Novembro é um dia dedicado em todo o mundo à Memória das Vítimas de Trânsito. Foi criado em 1993 por RoadPeace, uma organização de caridade do Reino Unido em prol das vítimas de acidentes rodoviários.
Desde então a RoadPeace, a Federação Européia e as organizações parceiras, realizam essa paralisação em todo o mundo.
O objetivo da data, é uma conscientização coletiva da dor do próximo… familiares e amigos que perderam entes queridos nas estradas.

2De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o 5° País mais violento no trânsito no mundo. Números apontados pelos Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) mostram que são 150 mortes por dia em todo o país.

A pesquisa também aponta, que 90% dos acidentes de trânsitos ocorrem por imprudência.É o pensamento humano de que, nunca vai acontecer comigo.

São vícios de direção individuais dos motoristas, que contribuem para um fim trágico nas estradas do mundo. O consumo de álcool e direção, é o campeão nas estatísticas de acidentes.

A Campanha “Não foi Acidente” tem mobilizado as Redes Sociais, ela  tem como foco quem dirige embriagado e já recolheu 851 mil assinaturas. Ela precisa chegar a um 1,3 milhão para ser levada ao Senado.

O objetivo é que a Pena de homicídio Culposo (quando não há intenção para matar, caso da maioria dos acidentes de trânsito) se torne mais rígida.12321
O risco também é assumido por pedestres, que precisam respeitar as leis de trânsitos… Atravessar na faixa, olhar os dois lados, obedecer aos sinais.

A responsabilidade de um trânsito seguro é de todos!
No dia que é dedicado a Memória às Vítimas de Trânsitos, o pensamento deve ser de mudanças, de preservação à vida!
Devemos ser conscientes e fazer a nossa parte!
Cinto de Segurança salva vidas… Não avançar sinal salva vidas… Não ultrapassar irregularmente salva vidas… Obedecer à velocidade permitida.. salva vidas!
Apenas um segundo pode mudar sua vida!
O segundo que nossa consciência apressada acha “dar tempo”!
Dê tempo sim, para pensar, e agir com cautela.
Tempo para ir e vim com segurança!
E você que está lendo essa coluna, acesse a internet, veja os depoimentos de sobreviventes de acidentes de trânsito, todas as vítimas, ou do erro alheio, ou da sua própria imprudência.
E se permita, aos segundos que podem mudar tudo…. O de pensar e agir com responsabilidade.
E aí, sim, siga em frente!

A coluna apóia a Campanha Não foi Acidente, assine você também e contribua para a luta de mudar as punições de Trânsito nesse País.

Quem pega um volante embriagado, assume os riscos de ferir e matar… Portanto, merece ser punido como tal.

Assine: www.naofoiacidente.org
É inadmissível, que um País, que gera milhares de ligações para programas de Reality Show, ainda não se uniu em prol de apenas 1.300.000 assinaturas nessa Petição Pública.

Faltam 331.668 assinaturas, ou seja, no total, já são 968.332 pessoas que aderiram ao movimento, aproximadamente 74% do necessário para mudarmos o Brasil.
Faça você também sua parte!

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress