O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo.
O objetivo desta data é chamar a atenção, sobretudo no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral.
De 2000 a 2010, o diabetes foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil. Neste período, o número saltou de 35,2 mil para 54,8 mil. Isso significa que a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,7 mortes por 100 mil habitantes.
São Fidélis conta com centro de atenção e educação em diabetes, que fica no centro da cidade ao lado da quadra de esportes Humberto Lusitano Maia.
Que tem como principal objetivo, oferecer ao paciente diabético um tratamento correto e adequado.
A alguns meses atrás a prefeitura municipal através da secretaria de saúde informou a população que o centro ia ser fechado e os pacientes seriam atendidos nos postos de saúde dos bairros, com o intuito de melhorar o atendimento, o que não agradou a população que organizaram protestos e um abaixo assinado, que contou com mais de duas mil assinaturas.
O centro de atenção e educação em diabetes, continua atendendo a população.
Até o fechamento dessa matéria não conseguimos contato com a secretaria de saúde ou mesmo no centro , para que fosse informado se ainda há possibilidade do Centro ser fechado e quantas pessoas são atendidas hoje.
O diabetes pode levar a complicações graves, como doenças do coração, cegueira, insuficiência renal, acidente vascular cerebral e danos nos nervos, levando à amputação. Não há cura para o diabetes. O tratamento envolve medicamentos, dieta e exercício para controlar o açúcar no sangue e prevenir os sintomas.
Principais sintomas do diabetes tipo 1:
- vontade de urinar diversas vezes
- fome frequente
- sede constante
- perda de peso
- fraqueza
- fadiga
- nervosismo
- mudanças de humor
- náusea e vômito.
Principais sintomas do diabetes tipo 2:
- infecções frequentes
- alteração visual (visão embaçada)
- dificuldade na cicatrização de feridas
- formigamento nos pés e furúnculos.