Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres: Defesa Civil faz simulados em SF

simulado do Bombeiro foto Vinnicius CremonezAgentes de Defesa Civil da Prefeitura Municipal de São Fidélis e homens do Corpo de Bombeiros, realizaram durante esta sexta-feira (29/11), simulados de prevenção contra incêndios e incidentes dentro de escolas da cidade.

O Colégio Estadual de São Fidélis, foi uma das escolas onde aconteceram o simulado. O treinamento é divido em etapas. Na primeira, o professor (a) conta quantos alunos estão dentro da sala e anota para manter o controle. Na segunda parte, um aluno da turma e escolhido para ser o guia da turma no momento em que os alunos forem direcionados para o ponto de encontro.

Assim que o sinal de alarme e acionado, os alunos devem sair em fila indiana sem os materiais, e seguir o guia ate o ponto seguro marcado pelos agentes. O professor deve ser o ultimo a sair da sala, fechando a porta e fazendo um risco de giz na mesma, ou um sinal indicando que a sala está vazia.

simulado do Bombeiro foto Vinnicius Cremonez 4Os alunos só poderão sair do ponto de encontro assim que a situação estiver controlada. A escola foi totalmente esvazia em menos de 7 minutos, tempo considerado excelente pelos agentes. Como em todo treinamento, algumas falhas foram detectadas, e os serão resolvidas em um próximo simulado.

O Colégio Estadual de São Fidélis, é um dos maiores da região. A escola recebe mais de mil alunos por dia. Só no período da manhã, são 713 alunos dentro das salas de aula.

Através de um decreto feito pelo Governo do Estado, o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres foi comemorado pelo segundo ano  consecutivo no Estado do Rio de Janeiro. Os simulados e treinamentos acontecem em todo o estado.

simulado do Bombeiro foto Vinnicius Cremonez 8Segundo o Sargento Onorato do Polo Regional de Defesa Civil do Norte Fluminense, a avaliação foi positiva, se tratando que essa foi a primeira vez que a escola participou do simulado.

Ainda segundo Onorato, o objetivo e conscientizar e mobilizar a sociedade  para participar de simulados de desocupação em áreas com risco de desabamento,  prédios públicos e privados, escolas e comunidades onde estão instaladas sirenes  de alerta e alarme.

simulado do Bombeiro foto Vinnicius Cremonez 2 simulado do Bombeiro foto Vinnicius Cremonez 5

simulado do Bombeiro foto Vinnicius Cremonez 6 simulado do Bombeiro foto Vinnicius Cremonez 7

Simulado do Copro de Bombeiros foto Vinnicius Cremonez

 

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress