Agentes de Defesa Civil da Prefeitura Municipal de São Fidélis e homens do Corpo de Bombeiros, realizaram durante esta sexta-feira (29/11), simulados de prevenção contra incêndios e incidentes dentro de escolas da cidade.
O Colégio Estadual de São Fidélis, foi uma das escolas onde aconteceram o simulado. O treinamento é divido em etapas. Na primeira, o professor (a) conta quantos alunos estão dentro da sala e anota para manter o controle. Na segunda parte, um aluno da turma e escolhido para ser o guia da turma no momento em que os alunos forem direcionados para o ponto de encontro.
Assim que o sinal de alarme e acionado, os alunos devem sair em fila indiana sem os materiais, e seguir o guia ate o ponto seguro marcado pelos agentes. O professor deve ser o ultimo a sair da sala, fechando a porta e fazendo um risco de giz na mesma, ou um sinal indicando que a sala está vazia.
Os alunos só poderão sair do ponto de encontro assim que a situação estiver controlada. A escola foi totalmente esvazia em menos de 7 minutos, tempo considerado excelente pelos agentes. Como em todo treinamento, algumas falhas foram detectadas, e os serão resolvidas em um próximo simulado.
O Colégio Estadual de São Fidélis, é um dos maiores da região. A escola recebe mais de mil alunos por dia. Só no período da manhã, são 713 alunos dentro das salas de aula.
Através de um decreto feito pelo Governo do Estado, o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres foi comemorado pelo segundo ano consecutivo no Estado do Rio de Janeiro. Os simulados e treinamentos acontecem em todo o estado.
Segundo o Sargento Onorato do Polo Regional de Defesa Civil do Norte Fluminense, a avaliação foi positiva, se tratando que essa foi a primeira vez que a escola participou do simulado.
Ainda segundo Onorato, o objetivo e conscientizar e mobilizar a sociedade para participar de simulados de desocupação em áreas com risco de desabamento, prédios públicos e privados, escolas e comunidades onde estão instaladas sirenes de alerta e alarme.