quinta-feira , 13 agosto 2020

Dia de São João é celebrado de forma adaptada na região devido à pandemia Celebrações acontecem em Colônia, em São Fidélis, Portela, em Itaocara, Macuco, e outras cidades da região

Celebrações acontecem em Colônia, em São Fidélis, Portela, em Itaocara, Macuco, e outras cidades da região

Fotos: Claudio Menezes/ Lucas Campos (capa)

O mês de junho está sendo atípico em algumas cidades da região, especialmente naquelas que têm como padroeiro São João Batista, santo que, juntamente com a Santíssima Virgem Maria, é o único a ter o aniversário natalício recordado pela liturgia. Devido à pandemia do novo coronavírus, que mudou a rotina da população, as tradicionais festas juninas não puderam ser realizadas, e o Dia de São João, está sendo celebrado predominantemente através de uma programação online nesta quarta (24/06). João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem um filho. Além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho de Jesus com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência (por isso “Batista”). (continua após a publicidade)

Segundo os ensinamentos bíblicos, o grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado. Um dos municípios da região que está em festa nesta quarta é Macuco. Além da missa online, haverá translado com a imagem pelas ruas da cidade e queima de fogos (saiba mais AQUI). Em São João da Barra a programação conta com concurso artístico, peregrinação com a imagem e live musical (Veja AQUI). Já em Portela, distrito de Itaocara, haverá missa às 19h30 com transmissão pelo canal do YouTube da Paróquia Santa Tereza. Em São Fidélis, o santo é padroeiro do distrito de Colônia. A Santa Missa será às 19h, pelo página no Facebook da Paróquia de Pureza (AQUI). Já em Nova Friburgo, a Catedral de São João transmitirá Missa Solene, com Dom Paulo Antônio de Conto, às 18h, em seguida haverá leilão de São João e logo depois live com a Banda Israel, no Facebook (AQUI) e Youtube.

Mais do SFn