Deputados derrubam veto de Pezão e garantem lei que proíbe cobrança por média ou estimativa no RJ

Em várias cidades da nossa região, companhias de água, luz e gás fazem a cobrança por estimativa, ou seja, tentam adivinhar o quanto você irá consumir
Fotos: SF Notícias

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) derrubou o veto do Governador Pezão ao Projeto de Lei 2.636/17, que proíbe que as companhias de água, luz e gás façam cobrança aos consumidores por média ou estimativa, sem a leitura por aparelhos medidores.

Segundo o texto, as concessionárias não poderão realizar estimativas das contas por meio da área e número de cômodos dos imóveis. Os cálculos só poderão ser feitos pela leitura de aparelhos como hidrômetros e relógios.

Além disso, a responsabilidade pela troca e conserto desses equipamentos será das empresas, sem custos para o consumidor, desde que não se comprove irregularidade causada pelo usuário.

Em caso de descumprimento da futura lei, o infrator estará sujeito às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), podendo sofrer multa que varia de mil até 100 mil Ufirs.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress