Casos foram registrados em um equino em São Fidélis e um bovino em Macaé
Agentes da Defesa Sanitária Animal da Secretaria de Estado de Agricultura em Pecuária estão analisando dois casos confirmados de raiva animal detectados em um equino e um bovino nos municípios de São Fidélis e Macaé, respectivamente.
De acordo com o chefe do Núcleo de Defesa Sanitária Animal em Campos, Cláudio Vilella, os casos foram detectados pelos proprietários que enviaram uma amostra para o laboratório da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), no Rio de Janeiro, onde a doença foi confirmada.
Cláudio disse ainda que os técnicos do órgão estão em visita às propriedades para verificar a possibilidade de infecção de outros animais e de pessoas que eventualmente tiveram contato com os animais infectados.
Segundo Vilella, o vírus da raiva é transmitido em 99% dos casos por morcegos hematófilos e os riscos de infecção humana após o consumo da carne são mínimos, já que todo animal passa por exames antes de serem abatidos em estabelecimentos que seguem as normas sanitárias.
A indicação é que proprietários de animais e produtores rurais mantenham a vacinação do rebanho em dia.
“O vírus está circulando na região, então os produtores rurais devem estar atentos à vacinação e usar a pasta vampiricida”, alertou.
Por: DANIELA ABREU