segunda-feira , 21 setembro 2020

Defesa Civil de Campos entra em estágio de atenção para possível passagem do ‘Ciclone bomba’ Ciclone Extratropical deve provocar ventos de até 70 km/h em áreas do RJ

Ciclone Extratropical deve provocar ventos de até 70 km/h em áreas do RJ

Fotos: arquivo

A coordenadoria de Defesa Civil de Campos, no Norte Fluminense, entrou em estágio de atenção devido à possibilidade da passagem do ciclone extratropical, também conhecido como ‘ciclone bomba’. Por mais que não haja certeza sobre a passagem do ciclone pelo município, a Defesa Civil se mantém em estágio de atenção hoje (14) e amanhã (15), quando os institutos de meteorologia preveem a passagem do ciclone na Zona da Mata Mineira e sul do Espírito Santo. Como o Norte do estado do Rio de Janeiro faz divisa com o Espírito Santo, a equipe da coordenadoria se mantém atenta, já que podem haver efeitos na região relativos ao fenômeno, cujos ventos podem chegar a 70km/h. “Não há certeza de que os ventos chegarão à cidade. Se chegarem também não se sabe com qual intensidade ele virá. De toda forma, se o ciclone refletir na nossa região é importante que a população evite se abrigar embaixo de árvores, estacionamentos e que evite, ainda, deslocamentos no momento do fenômeno”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, Edison Pessanha. Em caso de emergência, a Defesa Civil de Campos pode ser acionada através do 199 e (22) 98175-2512. (continua após a publicidade)

Segundo a Climatempo, “os ciclones extratropicais são áreas de baixa pressão atmosférica e são muito comuns na América do Sul. Em geral, estão associados a frentes frias” – explica o portal. A previsão é de que a pressão do ar caia de forma muito acentuada num curto período, e quando há queda de pressão de pelo menos 24hPa em 24 horas, forma-se o chamado ciclone bomba. “Esta situação não acontece sempre, e os meteorologistas ficam mais atentos quando notam que a pressão do ar está baixando muito rapidamente em um local, pois isto é sinal de ventania e tempestade” – destaca a Climatempo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para queda de temperatura em São Fidélis, Itaocara, Pádua, Itaperuna, Cordeiro, Friburgo e municípios da região (reveja AQUI). Segundo o órgão, a previsão é de declínio entre 3ºC e 5ºC. 

Mais do SFn