De olho no céu: halo lunar é registrado em São Fidélis; entenda o fenômeno

Professor da UENF e coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls, Marcelo de Oliveira, explicou como se formam o halo solar e lunar, que foram registrados esta semana.

Quem olhou para o céu em São Fidélis entre o final da noite desta quarta-feira (08/03) e começo na madrugada desta quinta (09) pode acompanhar mais um espetáculo!

Desta vez o registro foi de um halo lunar: um círculo luminoso formado ao redor da Lua, como resultado de reflexões e refrações sofridas pela luz no contato com cristais de gelo. Já na segunda-feira os moradores puderam observar um halo solar.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

O SF Notícias conversou com professor da UENF e coordenador geral do Clube de Astronomia Louis Cruls, Marcelo de Oliveira Souza, que falou sobre estes fenômenos. “O halo solar e o halo lunar são o mesmo fenômeno. O halo solar é um fenômeno óptico, como, por exemplo é o arco-íris. Ao se formar, o fenômeno se parece com um arco-íris ao redor do sol e só se forma se o disco solar estiver envolto em uma camada de nuvens altas, do tipo cirrostratus. A luz do Sol ou a luz refletida pela Lua é refratada e refletida por pequenos cristais hexagonais de gelo” – explicou.

Segundo o professor, o halo lunar ou solar, o arco-íris e a irisação são fenômenos óptica causados pela dispersão da luz na atmosfera. “É um processo parecido com o que ocorre quando a luz branca passa por um prisma e é separada em diversas cores. Neste caso a atmosfera atua como o prisma” – disse. Ele destaca ainda que o fenômeno halo somente ocorre se o Sol ou a Lua, estiver na direção de uma camada de nuvens altas, do tipo cirrostratus, que são nuvens mais altas da atmosfera, compostas principalmente por cristais de gelo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress