A trajetória do Chef João Vieira, natural de Nova Friburgo, é marcada por coragem, dedicação e paixão pela cozinha. Em uma jornada que começou cedo, com apenas 15 anos, ele alcançou o topo, com diversos prêmios que reconhecem seu talento. Apesar de o início ser marcado por dúvidas e inseguranças, principalmente em relação ao retorno financeiro da profissão, o friburguense não desistiu. “Estava naquela época ali de pré-vestibular, não sabia para onde ir”, relembra. “Mas, depois eu vi que ser bem-sucedido é fazer o que a gente ama.”
Aos 17 anos mudou-se para São Paulo e ingressou na faculdade de gastronomia do Senac, em Águas de São Pedro — referência nacional na área. Após se formar, foi contratado pelo D.O.M., restaurante do renomado chef Alex Atala, que carrega duas estrelas Michelin, considerado um dos melhores do Brasil.
A experiência no D.O.M. abriu portas para o cenário internacional. O chef conseguiu uma vaga no Akelare, restaurante três estrelas Michelin localizado em San Sebastián, no País Basco, norte da Espanha, comandado pelo chef Pedro Subijana. Foram dois anos de aprendizado e também de dificuldades: “Morei em alojamento, passei perrengue”, conta.
Durante esse período, ele concluiu uma pós-graduação na área de Direção e Organização de Cozinha. Ao retornar ao Brasil, continuou se especializando e entrou no universo das competições culinárias. Desde 2022, João Vieira vem se destacando em concursos. Naquele ano, foi eleito o melhor chef do Rio de Janeiro e venceu o Prêmio Dólmã, conhecido como o “Oscar da Gastronomia Brasileira”, realizado no Amapá, e que lhe rendeu o título de Embaixador da Gastronomia Fluminense.
Em 2024, foi campeão novamente na etapa estadual e garantiu sua vaga na final nacional, realizada este ano, em Fortaleza. Representando o Rio de Janeiro, consagrou-se Campeão Nacional ABRACHEFS 2025. “É uma realização muito grande. Mostra que estamos no caminho certo, que o trabalho duro, as abdicações e o foco realmente trazem resultados”, afirma, com gratidão. “Graças a Deus, deu tudo certo.”