Conheça as principais técnicas de persuasão e saiba como usá-las em seu negócio

Ninguém duvida que criar um blog, fazer parte das redes sociais e ter presença online é fundamental para quem gerencia algum negócio, seja ele uma empresa pequena ou uma multinacional já consolidada no mercado.

Um blog é um excelente canal para divulgar ideias e estreitar o relacionamento com usuários e possíveis clientes. Da mesma forma, as redes sociais geram engajamento e interação que podem resultar em mais reconhecimento de marca.

No entanto, além desses detalhes mencionados há outro igualmente importante: a persuasão. Ela é de grande ajuda para quem precisa vender um determinado produto ou serviço.

Há quem diga que um bom vendedor, dotado de argumentos persuasivos, é capaz de vender até mesmo uma geladeira para um esquimó. Talvez tal afirmação seja mesmo exagero, mas não dá para desprezar a relevância da persuasão na realização de um negócio.

Só o fato de você ter um registro de domínio para o site do seu negócio, por exemplo, não deixa de ser uma forma de persuasão, afinal, ter domínio registrado já indica exclusividade para o seu negócio.   

Além disso, pode não parecer importante, mas ter um domínio registrado indica também profissionalismo e compromisso com a qualidade do seu trabalho.

Vale destacar também que, em uma época em que o conteúdo é amplamente valorizado, ter um blog, um canal de vídeo e utilizar redes sociais apenas vão trazer retorno se você for persuasivo em suas postagens e publicações.

Entendendo o poder da persuasão

Não podemos confundir persuasão com manipulação mental ou qualquer coisa desse tipo. Persuasão é a habilidade de utilizar as palavras e os termos certos para convencer alguém.

No caso do empreendedorismo, persuasão é a habilidade de fazer uma pessoa efetuar uma ação de compra. Para isso, existem várias técnicas que usam símbolos e conceitos subjetivos capazes de auxiliar no processo de convencimento.

Por isso, para obter êxito no seu processo de persuasão, é preciso entender perfeitamente quem é e o que quer o consumidor. É preciso conhecer o que leva esse público a desejar o produto que você oferece.

Diante disso, não é por acaso que várias empresas moldam as suas estratégias de Marketing Digital sempre focadas em maneiras de conhecer melhor o seu público-alvo e transformá-los em clientes.

As técnicas de persuasão mais usadas nos negócios

O conhecimento das técnicas de persuasão tem a ver com os gatilhos mentais. Ativar tais gatilhos na mente do consumidor torna o seu processo de vendas mais eficiente.

Na verdade, os gatilhos mentais são conceitos que inconscientemente fazem as pessoas tomarem alguma atitude e então executarem alguma a ação. No mundo dos negócios, essa ação geralmente é a  de compra.

Falando assim até parece que vender e ser empreendedor é uma tarefa para um telepata bem aos moldes dos X-Men. Mas a situação – felizmente – é bem diferente disso.

Isso implica que se você efetuar uma postagem no seu blog, ou na sua rede social, sabendo qual gatilho ativar no seu cliente em potencial, a chance de persuadi-lo será enorme. 

Sendo assim, conheça abaixo alguns gatilhos mentais mais usados nos negócios e veja como eles contribuem para o processo de persuasão.

Escassez

“Corra que a promoção já está acabando” ou “são as últimas peças no estoque” são típicos exemplos de frases que atuam para convencer a pessoa a apressar a aquisição de um produto.

Essa técnica de persuasão pode ser utilizada em seu Twitter alertando o público que os dez primeiros seguidores irão ganhar um brinde ou algo assim.

A técnica da “urgência” também é um gatilho mental muito semelhante com o princípio da escassez, pois ele estimula a pessoa a adquirir o produto o quanto antes.

Autoridade

Esse gatilho é fundamental nas técnicas de persuasão para mostrar ao cliente que você entende do produto que você vende. Ou seja, é típica maneira de avisar ao público que você é de confiança e sabe do que está falando.

Essa técnica de persuasão é eficiente quando é utilizada em um blog por meio de postagens explicando como utilizar ou como funciona um determinado produto.
Essa técnica é muito usada no Marketing Digital, principalmente por consultores ou profissionais independentes que precisam impulsionar a sua marca pessoal.

Novidade

“Não perca esse lançamento” é um bom exemplo de técnica de persuasão que apela para o gatilho da novidade.

A prova que esse gatilho move muitas pessoas são as filas geradas para aquisição de produtos novos no mercado. Um exemplo disso foi a correria que o Playstation 4 gerou na época do seu lançamento.

A utilização do e-mail marketing pode ser uma excelente alternativa para a utilização da técnica da novidade. Por isso, para assegurar a eficiência da sua mensagem nesse procedimento, vale a pena usar softwares aptos para isso. O E-goi é um deles.

Prova social

“Várias pessoas já compraram, só falta você”. Com essa frase você utiliza o gatilho mental da prova social.

Essa é uma técnica de persuasão que apela essencialmente para aquele desejo de fazer parte de um grupo. Muitas pessoas se identificam com isso.

Conclusão

Você pode ter o blog com o template mais bonito do mundo, pode também ter presença nas redes sociais, porém se não dominar algumas técnicas básicas de persuasão, o seu conteúdo não será tão eficiente.
Portanto, “não perca tempo, utilize você também essas técnicas para conquistar mais clientes”. Brincadeiras a parte, tenha em mente que a arte da persuasão é um dos segredos para obter sucesso nos negócios. Esperamos que você esteja convencido disso.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress