Como se AUTOMOTIVAR?

O que desejamos precisa ter uma realização pessoal muito importante para nos sentirmos fortes, mesmo diante de todas as dificuldades do dia-a-dia
Fotos: Reprodução

Todos precisamos de Automotivação diariamente né?! Muitas pessoas acreditam que essa automotivação deve vir de algo externo, sendo que esta já se refere a algo que é próprio, “auto”, ou seja, que vem de você, de dentro e não de fora!!

A palavra MOTIVAÇÃO já nos diz muito também, pois significa MOTIVO PARA A AÇÃO!! O que nos leva a questão mais importante para nos sentirmos motivados todos os dias, em todos os momentos que lembramos do porquê estamos fazendo algo… Automotivação = Qual o MOTIVO para você estar fazendo algo ?? O que te provoca a emoção necessária para realizar o que é preciso?? Qual a sua real intenção para atingir os seus objetivos??

Por exemplo: “QUERO PASSAR NUM CONCURSO PÚBLICO, porque quero ter estabilidade financeira, porque sempre foi meu sonho ser juiz e ajudar o meu povo, porque vou ter uma vida confortável para ter uma família, uma casa, viajar, etc…
Entenderam?? O que desejamos precisa ter uma realização pessoal muito importante para nos sentirmos fortes mesmo diante de todas as dificuldades do dia a dia!!

Uma psicóloga de Yale, Amy Wrzesniewski, dedica a vida estudando como as nossas concepções mentais afetam o nosso desempenho e classifica em 3 tipos de orientações de trabalho:

1) Emprego – Pessoas que veem o trabalho como um peso e o salário somente como a recompensa.
2) Carreira – Pessoas que trabalham não só pela necessidade, mas também para progredirem e alcançarem sucesso.
3) Missão – Já as pessoas que tem seu trabalho como uma missão de vida, o tem como algo extremamente gratificante não por motivos externos como salário e sucesso, mas porque sentem que contribuem para um bem maior, algo que lhes faça sentido colocar sua energia e esforços que lhes dê um senso de propósito de vida, levando esse grupo de pessoas a chegar mais facilmente ao sucesso.

E isso independe da profissão escolhida, pois Amy W. também verificou que existem médicos que veem seu trabalho apenas como um emprego e lixeiros que consideram seu trabalho como uma missão.

O mais interessante disso tudo, é que você escolhe a atitude mental que quer ter em relação ao seu trabalho!! Você não precisa necessariamente pedir demissão, ou mudar de profissão, ou qualquer outra radicalização na maioria dos casos, basta simplesmente dar propósito ao que você faz e abrir novas possibilidades para o seu senso de propósito!!

Como?? Pergunte-se qual o sentido e as fontes de prazer que já existem ou podem existir no que você já faz!
Escreva no papel tudo que você faz no trabalho, como numa “descrição de cargo”, e quando acabar, transforme-a em uma “descrição de missão”… alinhe o que você faz aos seus valores pessoais, ou seja, como seu trabalho afeta as pessoas, o meio ambiente, o mundo e a sua vida.

Está tudo na mente e em como você decide ver as coisas! Não é blá blá blá…é ciência! Só estou falando de forma mais simples para o entendimento de todos. Vou listar algumas formas de você melhorar sua vida e seu desempenho a seguir e espero que possa adequar a sua rotina!!

* Medite
* Encontre algo pelo qual aguardar expectativas.
* Adote gestos conscientes de bondade.
* Coloque positividade no seu ambiente.
* Exercite-se.
* Use constantemente seus pontos fortes.

Mas lembre-se, existe um monte de dicas e ferramentas para melhorar seu desempenho e tal, mas a auto motivação continua sendo algo que existe dentro de cada um e que é muito particular e subjetivo, então faça as perguntas certas e as responda e você encontrará o que é realmente valioso na sua vida, que te traz tanta satisfação que você quer dar o seu melhor sempre, quer produzir cada vez mais e com mais qualidade, que te estimula a crescer e a desenvolver-se continuamente!!

Caso você não consiga se conectar consigo mesmo e responder a estas perguntas, sugiro que procure um psicólogo com habilidades em orientação vocacional, ou um coaching que te ajude nesse processo.

Bom desempenho e auto motivação a todos!!
Vivi Guedes

Facebook – Viviana Guedes
Instagram – @viviana_guedes
Whatsapp – 21 97320-8122
Contato – 22 99835-7552
Blog – 50tonsdamente.blogspot.com

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress