Combate a dengue será intensificado com fumacê em Macuco

FUMACE NOVO 1
Fotos: arquivo SFnotícias

O trabalho de combate à dengue continua sendo uma das prioridades da Secretaria de Saúde em Macuco. Com o objetivo de garantir ações ainda mais eficazes para evitar a proliferação do inseto transmissor e assim conter o surgimento de novos casos da doença no município, os profissionais da equipe de combate terão, a partir da próxima semana, mais um forte aliado: o carro fumacê da Secretaria Estadual de Saúde, cujos técnicos trabalharão em parceria com os agentes de endemias macuquenses.

Conforme critérios do Ministério da Saúde, Macuco vive um período de aumento de notificações e alguns casos confirmados da doença. Daí a necessidade do fumacê, nome popular para a Pulverização Espacial UBV, procedimento que consiste na liberação via aérea de gases que agem por contato, atingindo mosquitos adultos durante o voo. Cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya – são encontrados dentro de casa. A ação do produto só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar e só mata o mosquito adulto.

Além disso, o inseticida não mata as larvas do Aedes aegypti que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes e afins. A recomendação aos moradores de casas, apartamentos, responsáveis pelo comércio, empresas e indústrias é que abram portas e janelas durante a passagem do fumacê para que o inseticida atinja o mosquito dentro das residências, já que não é prejudicial a humanos e animais.

Alguns cuidados, no entanto, devem ser mantidos, como não deixar alimentos expostos durante a pulverização; manter gaiolas de pássaros cobertas durante e após uma hora da aplicação; trocar a água de pássaros, cães e gatos após o procedimento; e resguardar crianças e idosos durante a passagem do fumacê. Os horários de atuação também serão previamente anunciados através de um carro de propaganda volante.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress