Comandante da PM orienta moradores para prevenir furtos durante o verão

praia
Fotos: SFnotícias

O número de furtos tem crescido cada vez mais em municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense, principalmente nessa época de verão, onde muitos moradores deixam suas casas vazias e vão em direção as cidades litorâneas, para aproveitar as prais.

segurança 1Após os momentos de diversão na praia, os moradores são surpreendidos com suas casas violadas, com sinais ou não de arrombamento, percebendo então a falta de algum pertence.

Pensando em curtir o verão com tranquilidade e não ter uma surpresa desagradável quando voltar, a maior parte da população está investindo na compra de equipamentos de segurança, ou contratando empresas de monitoramento, uma forma de se sentir mais segura, mas muitas das vezes, nem o esquema de segurança inibe a ação de criminosos.

Esses delitos são chamados de Furto a Residência, que segundo a polícia militar, é o momento em que criminosos se aproveitam da ausência do morador para praticarem seus delitos, subtraindo pertences destas residências. Várias ocorrências não só de furtos em residências, mas também nas ruas, estão endo feitas pelo 36º Batalhão de Polícia Militar de Santo Antônio de Pádua e em outros batalhões da região, como o 8º BPM em Campos.

Segundo o 36º BPM, muitos moradores só descobrem o furto, dias após o ocorrido, principalmente quando os moradores dessas residências, voltam da praia. Pensando na segurança das residências das pessoas que estão viajando nesse verão, o SFnotícias convidou o Comandante do 36º Batalhão, o Tenente Coronel Eduardo Vaz Castelano, para dar dicas de segurança, para que todos possam aproveitar as férias.

castelano novo 3Segundo Castelano, a prevenção representa 90% da segurança, e as ações devem se concentrar nessa etapa. “A maioria dos crimes residenciais ocorre porque existiram as oportunidades de serem cometidos.

A oportunidade criada pela vítima, pela sua displicência, falta de atenção à segurança e ausência de cooperação com seus vizinhos. A oportunidade criada pelo criminoso, através da sua habilidade, falta de escrúpulos e ousadia. Portanto, evitemos as oportunidade de acontecerem os crimes. Lembremos da frase: ¨Prevenir não é remediar!”, disse o Tenente Coronel.

1 – Não divulgue no bairro a notícia de sua merecida viagem. Mantenha em segredo essa informação. Procure pelo menos dois vizinhos de confiança e comunique a data de saída e retorno. Peça para que eles prestem atenção em barulhos estranhos e se algum veículo desconhecido estacionou enfrente sua garagem. Nesses casos a orientação é o acionamento da polícia militar, através do telefone 190, para averiguação.

2 – Programe seu telefone fixo para o modo “siga-me”, assim qualquer ligação para sua residência será transferida automaticamente para o número telefônico que você indicar.

3 – Se achar conveniente, contrate empresa especializada de segurança que ao sinal de sinistro , incontinenti, acionará a Polícia Militar.

segurança 24 – Câmeras de segurança podem provocar efeito inibitório e desestimular a ação de bandidos. As imagens devem ser gravadas digitalmente. Se ligadas à internet poderão ser monitoradas à distância pelos familiares.

5 – Não guarde jóias, dinheiro e documentos importantes em casa. Os cofres de bancos existem para essa finalidade.

6 – Antes de sair de casa, certifique-se de que todas as portas e janelas estejam fechadas e trancadas.

7 – É sempre conveniente utilizar-se luzes de segurança como o equipamento fotocélula (que acionam as luzes ao anoitecer) e sensores de presença que permitem a impressão de que alguém viu a pessoa que ali está passando e acendeu as luzes.

8 – Ilumine a frente da casa, bem como as portas, janelas, as áreas que por ventura estiverem escuras pela presença de sombra de árvores, vegetação ou característica da própria construção de sua casa.

9 – Sempre que possível utilize cadeados nas portas e janelas, bem com grades de metal em janelas, pois serão valiosos para desencorajar ou retardar uma ação de um ladrão.

10 – Cancele todas as entregas domiciliares de correios, jornais, leite, etc, nem deixe bilhetes com recados para entregadores de qualquer produtos, que dariam ¨dicas¨de que você está ausente, caso contrário, peça para que alguém de sua confiança recolha-os diariamente.

11 – Combine com alguém para que o seu jardim seja regado e podado enquanto você estiver fora por longo tempo ou tente contratar alguém para manter a frente da casa limpa na sua ausência para afastar a imagem de abandono.

12 – Não divulgue seus planos de férias.

13 – Informe a um vizinho de confiança sobre os seus planos e deixe uma chave com ele ou ela.

14 – Abaixe ao mínimo a campainha do seu telefone, pois o telefone tocando muitas vezes é um indício de que não há ninguém em casa.

15 – Não ponha as bagagens no carro na noite anterior à sua saída de férias. Tenha tudo pronto para que você possa pôr tudo no carro antes de partir, pela manhã. Isto deverá ser feito tão rapidamente quanto possível para que os estranhos na vizinhança não tenham oportunidade de observá-lo e ver que a sua casa ficará vazia.

16 – Não faça muito estardalhaço ao sair de casa e seja discreto ao arrumar o carro para a viagem.

17 – Peça a um vizinho que durante a sua ausência, avise à Polícia Militar se detectar qualquer coisa suspeita como um carro estranho perto da casa, estranhos fazendo perguntas, etc…

18 – Serão sempre convenientes e inibidores de ações criminosas, a instalação nas casas de alarmes, câmeras, cercas elétricas e cães de guarda.

19 – Nunca poste nas redes sociais quaisquer fotos durante sua viagem, mensagens ou indícios de que você irá viajar e portanto ausentar-se de sua residência por um período. Devido a grande divulgação, atualmente, dessas mensagens elas poderão chegar ao conhecimento de pessoas estranhas ao seu convívio e portanto tornar-se um fator de risco a sua segurança.

20 – Nunca deixe mensagens em sua secretária eletrônica dizendo que estará ausente por certo período de tempo. Em vez disso mantenha uma mensagem genérica.

21 – Antes de sair de viagem informe a empresa de segurança contratada a data de sua saída e retorno de viagem, como também passe os telefones para contato caso haja algum problema, como demais recomendações que você achar necessário.

22 – Ao chegar em casa, procure identificar a presença de pessoas estranhas antes de desembarcar de seu veículo. Na dúvida, ligue para a PM no telefone 190.

23 – Caso existam sinais de arrombamento não entre em casa, chame a polícia e tente contatar os vizinhos.

24 – Temporizadores nas luzes internas e externas podem dar a aparência de que alguém está em casa e são mais eficientes.

segurança 325 – Quem mora em condomínio não deve comentar o dia de retorno aos funcionários do edifício.

26 – Também é aconselhável não deixar chaves com empregados, a não ser em casos de confiança absoluta ou de necessidade inadiável.

27 – Enquanto estiver fora, faça sempre com que sua casa aparente estar habitada.

28 – Se deixar alguma luz acessa para tentar demonstrar a presença de pessoas na casa, certifique-se de que estas luzes serão desligadas ao amanhecer. Luzes ligadas durante o dia são indicadores de ausência de pessoas para as desligarem.

29 – Reforce a tranca das janelas e portas, principalmente aquelas de acesso aos fundos onde geralmente os ladrões atuam.

30 – Caso tenha cachorro, evite deixá-lo nos lugares em que ele habitualmente não fica. Evite também deixar a vista o acúmulo de comida e água que irá alimentá-lo nos dias em que estiver fora.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress