Com ‘Caminhada das Sementes’, Itaocara + Verde desperta importância da consciência ambiental

Evento realizado no sábado (23) também homenageou o ex-vereador Diego Cidade, vítima da Covid-19, com o plantio de uma muda de Ipê Roxo
Fotos: Divulgação

A 1ª Caminhada das Sementes promovida pelo projeto Itaocara + Verde cumpriu fielmente seu objetivo. No sábado (23/10), aproximadamente 100 pessoas participaram da ação, que despertou a importância para a consciência ambiental e para a prática de atividades físicas ao ar livre. O ex-vereador Diego Cidade – que morreu em junho vítima da Covid-19 – foi lembrado e homenageado com o plantio de uma muda de Ipê Roxo, pelas mãos da esposa Marcelly e do irmão Douglas. “A homenagem ao Diego, nem sei se tenho como expressar a emoção. Professor dos meus filhos, uma pessoa próxima, fiquei muito tocada! Essa muda de árvore representa tanto, ainda mais um ipê, uma árvore que se despe de folhas, parece morta e renasce com uma linda florada. Gera muitas sementes, muitas novas vidas a serem germinadas. O Diego plantou a semente dele no coração de muitos meninos”, contou emocionada a presidente do Itaocara + Verde, Elaine Seixas.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Os alunos do projeto social de Jiu-Jitsu do professor Anderson Souza também participaram plantando a primeira muda da espécie Mulungu Vermelho, em Itaocara. “Quando começamos a sonhar e planejar o projeto Itaocara + Verde, não tínhamos ideia de todo o impacto que ele causaria na sociedade, para além da questão ambiental, trabalhando a inclusão social e o fomento ao turismo. Nós estamos muito felizes com o engajamento da população e realizadas com o resultado da 1ª Caminhada das Sementes”, contou a vice-presidente do projeto Monique Ribeiro. A Associação de Canoagem de Itaocara (ACAI), que realiza um trabalho exemplar de turismo e preservação ambiental no município, também participou plantando uma muda de Pau-Ferro, espécie nativa da Mata Atlântica, na Praça dos Quiosques.

continua após a imagem

Antes do início da caminhada, os inscritos foram recepcionados com um café da manhã e, na sequência, todos participaram de um alongamento em meio à natureza. “O alongamento foi um momento ímpar. Bonito de ver aquela praça cheia de verde e de pessoas praticando atividade física numa manhã agradável de sábado, em meio às árvores, na beira rio”, contou Elaine. Várias instituições de ensino do município marcaram presença no evento, com a participação de diretores, professores e alunos engajados. A secretaria de Meio Ambiente de Aperibé também participou, confirmando a nossa parceria de sucesso com o projeto Aperibé + Verde.

As sementes distribuídas foram plantadas às margens do Córrego Santo Antônio, no bairro Adovane, a fim de recuperar a mata ciliar desse importante corpo hídrico e, com isso, minimizar os efeitos de fortes chuvas e enchentes. Ao final do evento os inscritos participaram de um sorteio de brindes, todas doações de parceiros do projeto. “O ipê plantado em homenagem ao Diego vai crescer e essa placa de homenagem crescerá em tamanho junto com ele. Que venha a II Caminhada das Sementes”, concluiu Elaine. Você pode ajudar o projeto a ser maior doando qualquer quantia via PIX: [email protected]

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress