
Celulares irregulares começaram a parar de funcionar nesta quarta-feira 09 de abril, o bloqueio desses aparelhos começará pelo Distrito Federal e Goiás. A decisão foi tomada pela Anatel. Celulares ativados antes de 22 de Fevereiro deste ano, não serão desativados segundo a agência.
Os celulares considerados “piratas” são aqueles não certificados pela Anatel ou então que tenham o chamado IMEI (International Mobile Equipment Indentity), que é o número de identificação do aparelho, adulterado, clonado ou que tenha passado por outras formas de fraude. Esses aparelhos não seguem normas de qualidade e segurança, segundo a Anatel.
Cronograma do Bloqueio
No Distrito Federal e Goiás, o bloqueio dos aparelhos irregulares começa no dia 9 de maio. E, entre 8 de agosto e 22 de setembro, ocorrerá a fase de avaliação das medidas adotadas.
No Acre, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Região Sul e demais estados da Região Centro-Oeste, o encaminhamento de mensagens aos usuários de aparelhos irregulares ocorrerá a partir de 23 de setembro. O bloqueio dos aparelhos será feito a partir de 8 de dezembro. A medida vale para aparelhos irregulares habilitados a partir de 23 de setembro.
Na Região Nordeste e demais estados das Regiões Norte e Sudeste, o encaminhamento de mensagens aos usuários a partir de 7 de janeiro de 2019 e bloqueio dos aparelhos a partir de 24 de março do próximo ano. A medida vale para aparelhos irregulares habilitados a partir de 7 de janeiro de 2019.