Cartório de São Fidélis alerta para proibição de enquete eleitoral que pode gerar multa de mais de R$ 5 mil

O Chefe do Cartório Eleitoral de São Fidélis lembra que a realização dessas enquetes pode gerar multa alta

O Cartório Eleitoral de São Fidélis tem recebido denúncias contra enquetes eleitorais realizadas em perfis pessoais ou páginas nas redes sociais, o que é vedado no período de campanha eleitoral.

O Artigo 23 da Resolução Nº 23.600 lembra que é vedada, a partir da data prevista, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral. A divulgação de enquetes ou sondagens sobre intenções de voto está proibida desde o dia 15 de agosto. A partir daí, só é permitida a divulgação de pesquisas que tenham sido registradas na Justiça Eleitoral cinco dias antes da divulgação, mas a pesquisa precisa conter uma série de informações estabelecidas pela Justiça Eleitoral.

Fábio Stellet, Chefe do Cartório Eleitoral de São Fidélis, lembra que a realização dessas enquetes, que são realizadas principalmente no story do Instagram, pode gerar multa alta. Já há processos tramitando referentes a enquetes realizadas em São Fidélis.

Vale lembrar que, mesmo que seja perfil com codinome, a Justiça Eleitoral firmou convênio com a Meta, proprietária do Facebook e do Instagram, para que a empresa forneça dados dos usuários das contas que tenham feito enquetes, para que os responsáveis sejam identificados com rapidez.

📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhastApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhastApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.

plugins premium WordPress