Campos já teve mais de 1200 casos de Dengue em 2015

padrao-sfn-médio
Foto: G1.

A cidade de Campos dos Goytacazes vive um surto de dengue. Segundo informações divulgadas pelo Centro de Referências de Doenças Imuno-infecciosas, antigo Centro de Referência da Dengue, 1224 casos da doença foram confirmados no primeiro semestre do ano. O número foi considerado muito alto pelo diretor do CRDI, Luiz José de Souza, que diz ser normal o aumento dos casos entre abril e junho, mas que já deviam ter começado a reduzir com a chegada do inverno, o que não aconteceu.

– Nós ainda estamos no mesmo pico e o número ainda é muito alto. São cerca de 10 a 12 pacientes confirmados por dia, uma média diária de 200 atendimentos no Centro de Referência. […] O mais importante é o trabalho de prevenção. Se não diminuir os focos, não vai diminuir a doença. Eu acredito que esse número seja por alguma dificuldade de prevenção da população. […] Além dos pacientes ficarem doentes, há uma grande falta nos trabalhos e um alto custo. É muito importante prevenir, tanto para a saúde da população quanto para os custos de assistência. – disse Luiz José, ressaltando ainda que apesar do número alto, não chega a ser uma epidemia, pois para isso seria necessária a confirmação de, pelo menos, 1500 casos.

Dos casos listados, praticamente todos envolve pessoas com idade entre 30 e 40 anos, com as mulheres em maioria. Nenhum dos portadores de Dengue de Campos veio a óbito em 2015, exceto uma mulher de Santa Maria, que já chegou na cidade com a doença, sem nem passar pelo CRDI. A Prefeitura informou que várias ações estão sendo realizadas, tanto para combater a Dengue, quanto para dar assistência aos pacientes.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress