Campos, Itaperuna, Pádua, Friburgo e Cordeiro receberão carreta de combate à hanseníase

Carreta com diversos serviços de saúde começa a rodar o estado nesta segunda (05)
Fotos: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza o Projeto Roda-Hans, iniciativa que consiste em uma carreta com consultórios e laboratório que vai percorrer 19 municípios para conscientizar a população sobre a hanseníase e combater o preconceito associado à doença. O projeto começa a rodar o estado a partir desta segunda-feira (05), data que marca o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase. Os municípios da região que receberão o projeto são Campos, Macaé, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Nova Friburgo e Cordeiro (Confira as datas no final). O Roda-Hans conta ainda com realização de consultas dermatológicas e disponibilização de uma equipe que capacitará profissionais de saúde dos municípios visando o diagnóstico precoce e tratamento.

Parte fundamental da iniciativa é a etapa de treinamentos de cerca de mil profissionais de atenção primária de todo o estado. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, dentistas, entre outros profissionais, participam das oficinas de capacitação oferecidas pela SES e pelo Ministério da Saúde e depois farão parte da equipe de atendimento da carreta, sob a supervisão de especialistas.

Atualmente, estão em tratamento 1.305 pacientes no estado do Rio de Janeiro. Desse total, 16% apresentam grau de incapacidade física. O número, no entanto, pode não representar a totalidades dos casos existentes devido à dificuldade da identificação da doença, que possui evolução lenta e assintomática, com as lesões na pele como maior indicador da infecção, porém muitas vezes pouco visíveis. O próprio paciente demora a notar a condição e, em diversos casos, o primeiro diagnóstico é errado por falta de capacitação adequada dos profissionais.

Ao identificar um caso da doença, é necessário realizar uma investigação epidemiológica da cadeia de transmissão da hanseníase, examinando qualquer pessoa que teve contato íntimo e prolongado com o paciente, como familiares e amigos. Esse trabalho será feito pelos municípios e acompanhado, durante três meses, pela equipe da Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com instituições de ensino e pesquisa.

Em agosto, a carreta estará nos dias 26, 27 e 28 em Campos. Nos dias 29 e 30 é a vez de Macaé. Em Setembro, a carreta vai passar por Itaperuna nos dias 2, 3, e 4. Em seguida ela segue para Santo Antônio de Pádua, onde ficará nos dias 5 e 6. Nova Friburgo recebe o projeto nos dias 9, 10 e 11. Já em Cordeiro, a carreta ficará nos dias 12 e 13 de setembro.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress