Cabeça d’água provoca enxurrada em rio e atinge localidades de Trajano de Moraes

Imagens e vídeos compartilhados nas redes sociais pelos moradores mostram estradas inundadas e a elevação do Rio Macabu. Em algumas localidades, foram registradas enxurradas e há relatos de que casas foram invadidas pela água

Os órgãos de meteorologia alertaram e fortes núcleos de chuva se formaram e avançaram pelo estado do Rio na tarde desta terça-feira (01/02). Em Trajano de Moraes, na Região Serrana, choveu forte e enxurradas assustaram e provocaram estragos, principalmente nos distritos. Até o momento há relatos de que os locais mais atingidos foram Monte Café, no distrito de Dr. Elias, Maria Mendonça, em Vila da Grama, e Visconde de Imbé. Essas regiões não possuem estações pluviométricas, por isso, não é possível saber a quantidade de chuva.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Imagens e vídeos compartilhados nas redes sociais pelos moradores mostram estradas inundadas e a elevação do Rio Macabu. Em algumas localidades, foram registradas enxurradas e há relatos de que casas foram invadidas pela água. Alguns moradores acreditam que pode ter ocorrido o fenômeno cabeça d’água, que elevou o nível do rio.

De acordo com o morador Carlos Maurício, choveu muito nas localidades, mas moradores dos locais de serra, como Alto do Macabu alertaram sobre o fenômeno cabeça d’água. Segundo ele, algumas pontes foram danificadas. “Agora já acalmou, amanhã que vamos saber os estragos” – disse. Nas redes sociais, o Prefeito Rodrigo Viana informou que está no Rio de Janeiro, mas que já acionou as secretarias, e as equipes já estão a caminho das áreas atingidas para auxiliar os moradores.

continua após o vídeo

Alerta de chuva forte para região
Mais cedo o Instituto Nacional de Meteorologia havia emitido dois alertas de risco de chuvas intensas para cidades da região. Um dos alertas é para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos (60-100 km/h), com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas para Aperibé, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Friburgo, São Fidélis, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, entre outras cidades.

O outro é para chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, e ventos superiores a 100 km/h. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário. O alerta vale para Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos, Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Pádua, São Francisco, São José de Ubá e Varre-Sai.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress