Brasil confirma três casos da Ômicron, nova variante do Coronavírus

A nova variante, descoberta na África do Sul, deixa o mundo em alerta devido ao "número extremamente alto" de mutações que possui

Imagem: kjpargeter – Freepik

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou os três primeiros casos importados da nova variante Ômicron do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil. A confirmação foi feita após sequenciamento genético no laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein, com qualidade já avaliada e atestada pelo Instituto Adolfo Lutz do Governo de SP.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Os dois primeiros casos de Ômicron (B.1.1.529) são de um homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul. Ambos tiveram resultado positivo em exames de PCR coletados no laboratório do Einstein instalado no Aeroporto Internacional de Guarulhos antes de viagem à África do Sul. O exame inicial (PCR) foi feito no dia 25 de novembro e os dois apresentavam sintomas leves na ocasião. Diante do diagnóstico positivo, o casal foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar. Ambos estão sob monitoramento das Vigilâncias estadual e municipal de São Paulo, juntamente com seus respectivos familiares.

O homem desembarcou no aeroporto internacional em Guarulhos, São Paulo, no dia 23, vindo da África do Sul. O passageiro portava resultado de RT-PCR negativo e ia voltar para o país africano no dia 25 e, ao fazer novo teste, acompanhado de sua mulher para poder embarcar, ambos testaram positivo para a Covid-19

Já o terceiro caso é de um passageiro da Etiópia que desembarcou em Guarulhos no último sábado quando testou positivo para Covid-19. O homem, de 29 anos, foi testado no aeroporto pelo laboratório CR Diagnósticos ao desembarcar no país e não apresentava sintomas. Ele é vacinado com as duas doses do imunizante da Pfizer. Ele está em isolamento domiciliar desde o último sábado, sem sintomas e sendo acompanhado pela vigilância do município de Guarulhos, local que reside.

A variante Ômicron – também chamada B.1.1529 – foi reportada à OMS em 24 de novembro de 2021 pela África do Sul. De acordo com OMS, a variante apresenta um “grande número de mutações”, algumas preocupantes. Ela foi classificada por pesquisados como “horrível”.

Em uma entrevista coletiva, o professor Tulio de Oliveira, diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação, na África do Sul, disse que foram localizadas 50 mutações no total na nova variante — e mais de 30 na proteína spike (a “chave” que o vírus usa para entrar nas células e que é alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19). A nova variante causou grandes preocupações aos pesquisadores porque algumas das mutações podem ajudar o vírus a escapar à imunidade.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress