Bombeiros são alvos de atitudes que prejudicam o socorro

corpo de bombeiros sf 2
Fotos: Jainne Oliveira / Manuela Escalla / Vinnicius Cremonez

Os Destacamentos do Corpo de Bombeiros de São Fidélis e de Cambuci, foram alvos de uma atitude irresponsável no final da noite deste domingo(20).

Um chamado de socorro para vítima de acidente de moto em Pureza, terceiro distrito de São Fidélis, mobilizou homens dos dois destacamentos.

Pela proximidade com o distrito de Pureza, o destacamento de bombeiros de Cambuci, é responsável pelo socorro de vítimas de acidente no distrito de São Fidélis.

corpo de bombeiros sfPorem o destacamento de Cambuci ainda não possui ambulância para socorro de vítimas, e por isso em alguns casos o destacamento de São Fidélis, apoia o resgate. Foi o que ocorreu no final da noite deste domingo.

Quando as viaturas chegaram ao local do provável acidente, populares informaram que a vítima havia se evadido do local. Atitudes como essa, onde duas viaturas se deslocaram por alguns quilômetros para atender uma vítima, onde a mesma se evadiu do local, acaba atrapalhando o serviço desses guerreiros combatentes.

Isso ocorre porque muitas das vezes os veículos conduzidos pelas vítimas, estão em situação irregular, como a falta de documentação.

Corpo de BombeirosEm fevereiro desse ano, publicamos uma matéria alertando sobre uma brincadeira que pode custar vidas, que é o trote. O Destacamento 2/5 do Corpo de Bombeiros de São Fidélis enfrenta esse problema diariamente, onde as falsas ligações avisando sobre incêndios, colisões e outros tipos de ocorrências, acabam atrapalhando e prejudicando o serviço prestado pelos Bombeiros, além de congestionar as linhas impedindo que outras pessoas informem sobre um verdadeiro acidente.

sala de operações foto vinnicius cremonez 3Os militares que trabalham nas salas de operações dos destacamentos são treinados e possuem experiência para identificar quando se trata de um trote ou não, mas muitas das vezes as ligações são tão reais, que o socorro e deslocado até o local da falsa chamada.

Tanto essa atitude de abandonar o local fazendo que as viaturas se desloquem “atoa” ou os trotes que as salas de operações recebem, acabam atrapalhando o socorro de vítimas de um verdadeiro acidente. Enquanto as ambulâncias estão empenhadas em um falso chamando, vítimas de um verdadeiro chamando acabam sendo prejudicadas.

corpo de bombeiros sf 3Segundo o Art. 266 do Código Penal: “Interromper ou perturbar o serviço telefônico” é crime e o infrator poderá incorrer de pena de detenção de um a seis meses ou multa; e o presente artigo se enquadra em qualquer caso e vítima, como o Corpo de Bombeiros, que acaba virando vítima dessas brincadeiras e atitudes.

Antes de passar trote para os bombeiros ou evadir do local enquanto as viaturas são deslocadas até você, pare e pense. Você vai atrapalhar o serviço de homens que trabalham 24h por dia para salvar vidas e arriscar as suas próprias vidas, além de prejudicar quem realmente estiver precisando.

Ambulâncias do Corpo de Bombeiros foto Vinnicius Cremonez

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress