Bombeiros controlam incêndio em área de vegetação em São Fidélis

Bombeiros já atenderam a mais de 40 ocorrências de incêndio em vegetação em São Fidélis neste ano. Na maior parte dessas ocorrências, moradores colocaram fogo para queimar lixo e outros materiais e perderam o controle. As chamas se alastraram rapidamente com a vegetação seca e o vento
Fotos: SF Notícias

Mais um incêndio em vegetação foi registrado em São Fidélis, no Norte Fluminense. Dessa vez, a área atingida fica na localidade de Palmital, na zona rural do município. Militares do Destacamento 2/5 do Corpo de Bombeiros estiveram no local e controlaram as chamas. A estiagem vem deixando a vegetação na região seca e eleva ainda mais os riscos de incêndio nessa época do ano, mas a ação humana e criminosa é a maior causadora de incêndios na região e no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Um levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros, a pedido do SF Notícias, mostra que entre janeiro e julho desse ano, o Destacamento de São Fidélis já atendeu a 36 ocorrências de incêndio em vegetação. Os dados de agosto ainda não foram contabilizados, mas esse número já se aproxima de 50 ocorrências. (continua após a publicidade)

De acordo com o Corpo de Bombeiros, na maior parte dessas ocorrências registradas em São Fidélis, moradores colocaram fogo para queimar lixo e outros materiais e, por seguinte, perderam o controle e as chamas se alastraram rapidamente com a vegetação seca e o vento, necessitando da atuação das equipes da corporação para extinção das chamas e evitar que elas tomassem proporções ainda maiores. A queimada de lixo doméstico é considerada crime ambiental. A pena deste crime, segundo a lei de crimes ambientais, quando praticado na modalidade dolosa, é de reclusão de um a quatro anos e multa, sendo que, quando o crime é culposo esta pena é de detenção de seis meses a um ano e multa.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress