Bom Jardim, Cordeiro, Friburgo, Madalena, Macuco, S. S. do Alto e Trajano registram mais de 8 mil raios

Em alguns pontos desses municípios também foram registrados volumes significativos de chuva. Os maiores registros de eletricidade atmosférica foram em Bom Jardim e Friburgo. Para esta terça, há alerta de temporais para a nossa região

Imagem: arquivo

Entre o meio-dia de domingo e às 23h59 da noite desta segunda (29), alguns municípios da nossa região registraram uma alta atividade de eletricidade atmosférica, além de chuva e rajadas de vento. Os maiores registros de raios aconteceram em Bom Jardim e Nova Friburgo, segundo levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a pedido do SF Notícias. Ao todo, foram mais de 8 mil raios somando os registros em 8 cidades da nossa região.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

A grande quantidade de raios registrada nas últimas horas em Bom Jardim e Nova Friburgo chamou a atenção de moradores. Só em Bom Jardim foram quase 3 mil raios. De acordo com informações de leitores, houve registro de quede árvore em rede elétrica e moradores de alguns pontos do município chegaram a ficar sem energia, tanto por queda de árvore ou em decorrência dos raios que também atingiram a rede elétrica. O levantamento inclui a incidência de raios nuvem-solo (NS), aqueles que atingiram o solo, e os raios intra-nuvem (IN), aqueles entre as nuvens. De acordo com os dados, foram registrados:

  • Bom Jardim 788 > NS
    2.197 > IN
  • Cantagalo 26 > NS
    16 > IN
  • Cordeiro 91 > NS
    77 > IN
  • Macuco 42 > NS
    48 > IN
  • Nova Friburgo 851 > NS
    2.384 > IN
  • Santa Maria Madalena 721 > NS
    822 > IN
  • São Sebastião do Alto 13 > NS
    17 > IN
  • Santo Antônio de Pádua 1 > NS
    2 > IN
  • Trajano de Moraes 355 > NS
    438 > IN

Bom Jardim e Nova Friburgo também foram as cidades que mais registraram chuva nas últimas horas, principalmente Nova Friburgo. Em Bom Jardim, a estação pluviométrica do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, o Cemaden, localizada na Emater, registrou um acumulado de 39 milímetros de chuva nas últimas 24h.

Em Friburgo, no Jardim Califórnia foram registrados 63.29 milímetros em 24h e acumulado de 104.31 mm em 48h. No Amparo foram registrados 37.08 mm em 24h e 88.95 mm em 48h. Em São Geraldo foram registrados 31.05 milímetros em 24h e acumulado de 65.67 mm em 48h. Já em Riograndina, o acumulado em 48h é de 85.46 mm.

Na tarde de domingo um temporal atingiu alguns bairros de Friburgo e provocou alagamentos, principalmente no distrito de Conselheiro Paulino. Em alguns pontos a água chegou a invadir casas e estabelecimentos comerciais. Um dos locais afetados foi o Condomínio Terra Nova, construído para abrigar vítimas da tragédia de 2011. Vários apartamentos do primeiro andar ficaram inundados. Veja imagens AQUI.

Alerta de temporais
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e até queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O alerta é válido para a maior parte do Noroeste Fluminense e Região Serrana: Aperibé, Bom Jardim, Bom Jesus, Cambuci, Campos, Cantagalo, Cardoso Moreira, Cordeiro, Duas Barras, Italva, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Macaé, Macuco, Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, São Francisco, São Fidélis, Trajano, entre outras cidades. O alerta vale até a manhã desta quarta (30).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress