Bezerro com malformação na cabeça morreu pouco tempo depois de nascer, em Santa Maria Madalena

A dona da propriedade onde o animal nasceu, entre a última sexta e sábado, relatou nunca ter visto algo assim

O bezerro, que nasceu com malformação na cabeça, e chamou a atenção de moradores de Santa Maria Madalena, na Região Serrana do Rio, morreu pouco tempo depois de nascer. Segundo Sueli, dona da propriedade onde o animal nasceu entre a última sexta e sábado, o bezerro ficou vivo por algum tempo, mas depois morreu. Ao SF Notícias, ela relatou nunca ter visto algo assim e disse que o corpo do animal foi enterrado na fazenda, na região do Dezessete, no quarto distrito de Santa Maria Madalena.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Nas redes sociais, alguns internautas chegaram a comentar que o animal poderia ter um tumor, devido à aparência da cabeça. Para o biólogo e professor, Marcell Viana Borges, o caso pode-se tratar de hidrocefalia, que é de ocorrência mais comum. “O ideal seria fazer uma necropsia, porque estou achando ele muito novo para nascer com um tumor bem desenvolvido, ou é hidrocefalia, que é muito provável, ou pode ser uma má formação dos ossos” – explica. A hidrocefalia que se caracteriza pelo acúmulo anormal e excessivo de líquido dentro do crânio, que normalmente leva ao inchaço do cérebro e aumento da pressão intra-cerebral.

Ao analisar a foto, a veterinária Josiane Leitão Abreu, referência em municípios da Região Serrana no cuidado de animais abandonados/vítimas de maus-tratos, e também de animais domésticos e silvestres, também afirmou que pode se tratar de hidrocefalia. “Pode realmente ser uma hidrocefalia congênita como pode ser uma neoplasia também. Geralmente a hidrocefalia está relacionada à má nutrição materna, anomalias vasculares, esqueléticas, pode estar relacionada à infecção uterina, toxoplasmose, viroses. A hidrocefalia pode também está relacionada a tumor. A característica, pela foto, parece ser hidrocefalia, mas sem o exame clínico e complementar, fica complicado falar detalhadamente” – explicou. Ela destaca ainda que trata-se de uma doença rara em bezerros. “Pode-se dizer que não é comum acontecer. É considerado raro” – disse.

Caso parecido no Espírito Santo
Em maio de 2019, um caso parecido foi registrado no estado vizinho, Espírito Santo. Segundo informações do jornal A Gazeta, uma bezerra nasceu com uma malformação no crânio, o que foi considerado um caso raro no estado, segundo a especialista da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Louisiane Nunes. Ao site, ela também informou que poderia se tratar de hidrocefalia.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress