Baixo estoque do hemocentro faz cirurgias eletivas serem adiadas em Campos

hemocentro 3
Fotos: Matheus Almeida

O Hemocentro Regional, anexo ao Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, precisa de no mínimo 70 doações diárias para o estoque se manter equilibrado e atualmente recebe uma média de 30. Devido a essa baixa, algumas cirurgias eletivas estão sendo adiadas, priorizando os casos de emergência. Os tipos sanguíneos que precisam de doações com mais urgência são O positivo e O negativo.

O Hemocentro funciona das 7h às 18h, diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Os homens podem fazer até quatro doações por ano, respeitando sempre o intervalo de 60 dias entre cada coleta. Já as mulheres são três doações por ano, com intervalo de 90 dias.  

Os menores de idade devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Já os candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente. Para mais informações, os interessados podem ligar para: 0800 2820 250.

Uma unidade móvel do Hemocentro Regional estará em São Fidélis no próximo dia 2. Os fidelenses interessados poderão realizar a doação na Praça Guilherme Tito de Azevedo, em frente à Biblioteca Municipal, das 09h às 15h. A iniciativa é do projeto USE – Um Sorriso de Esperança realizado por jovens da cidade. Confira a matéria publicada pelo SFnotícias sobre o assunto: São Fidélis receberá unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos em ação do USE

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress