Aumento da vazão em reservatórios provoca elevação do nível do Rio Paraíba do Sul em São Fidélis

Ontem o nível do rio voltou a ultrapassar a marca dos 3 metros, e na manhã desta sexta-feira chegou à marca de 3.83cm. Defesa Civil segue monitorando

O nível do Rio Paraíba do Sul voltou a subir na região nesta semana, isso devido às fortes chuvas que vem caindo em sua bacia hidrográfica, principalmente na região Sul Fluminense, provocando um aumento da vazão nos reservatórios.

Em São Fidélis, na última medição feita pela Defesa Civil às 9h da manhã desta sexta-feira (04), o nível do rio estava em 3 metros e 83 centímetros. Apesar do aumento, no momento não há motivo de preocupação, já que a cota de transbordo no município é de 5.70. No mês passado, quando o rio ultrapassou a cota de transbordo, o nível atingiu a marca de 6.36, e algumas ruas foram inundadas.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Essa elevação do rio se dá em razão da chegada de um maior volume de água vinda de sua calha principal, devido à grande liberação de água defluída de seus reservatórios a montante (acima). Na tarde desta quarta-feira (02), os reservatórios de Funil e de Santa Cecília, que ficam no Sul Fluminense, a montante (acima) da calha principal do Rio Paraíba do Sul, chegaram a aumentar sua vazão defluída em aproximadamente 400%, o que significa que foi liberado um volume de água quatro vezes maior que a média.

Outra represa que chegou a aumentar a sua vazão foi a UHE Ilha dos Pombos, que fica entre Carmo e Além Paraíba, e que mexe diretamente com o nível do rio em nossa região. Ontem a vazão da usina chegou a passar de 1.500 m³/s, mas na manhã desta sexta-feira houve uma redução para menos de 1.400 m³/s.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress