Aterro Sanitário: consórcio se reúne em São Fidélis

REUNIÃO DO CONSORCIO NOROESTE FOTO VINNICIUS CREMONEZ 4Prefeitos, Secretários de Meio Ambiente e representantes dos prefeitos que fazem parte do Consórcio Noroeste, estiveram reunidos na final da tarde desta quarta-feira (18/12) em São Fidélis. O objetivo era discutir questões administrativas, burocráticas e jurídicas, além de outros assuntos relacionados aos aterros sanitários das regiões Norte e Noroeste Fluminense. A reunião serviu também para prestação de contas (Janeiro a Novembro) e aprovação do orçamento para 2014.

Em nota, o  Consórcio Noroeste disse que a reunião busca  o fortalecimento dos municípios através do consórcio face as políticas ambientais vigentes.

A princípio seriam feitos dois consórcios, um para administrar cada aterro; mais segundo o técnico do Consórcio Noroeste Higor Porto, os prefeitos decidiram reunir os dois consórcios em apenas um, para diminuir os gastos financeiros.

REUNIÃO DO CONSORCIO NOROESTE FOTO VINNICIUS CREMONEZ 3Orçadas em 15 milhões de reais, a construção do aterro sanitário de São Fidélis, promete beneficiar mais de 367 mil pessoas das regiões Norte e Noroeste Fluminense.  O aterro que foi construído no distrito de Pureza já está pronto, mas as péssimas condições da estrada de acesso ao aterro, fizeram com a inauguração do mesmo que estava prevista para o dia 13 de Novembro, fosse cancelada. A estrada de acesso ao aterro, fica intransitável quando chove, e segundo Higor Porto, a estrada deve ser pavimentada, só que não há prazo para que aconteça. O consórcio vai administrar o aterro por 20 anos.

REUNIÃO DO CONSORCIO NOROESTE FOTO VINNICIUS CREMONEZ 2Esse aterro, vai receber lixo das cidades de Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Itaocara, Italva, Aperibé, Cardoso Moreira e São Fidélis. Já o aterro que será construído em Itaperuna, será utilizado pelas cidades de Laje do Muriaé, São José de Ubá, Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Porciúncula, Varre Sai, Miracema e Itaperuna, ambos administrados pelo Consórcio Noroeste, com sede em São Fidélis.

Estiveram presente na reunião, o Prefeito de São Fidélis Luiz Fratane, que é presidente do consorcio, além dos prefeitos de Santo Antônio de Pádua Josias Quintal, Prefeito de Varre Sai, Everardo Ferreira, Secretário de Meio Ambiente de São Fidélis, Leandro Peixoto e o Vice-Prefeito de Laje do Muriaé. Outros municípios como Itaperuna, enviaram um representante.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress