Prefeitos, Secretários de Meio Ambiente e representantes dos prefeitos que fazem parte do Consórcio Noroeste, estiveram reunidos na final da tarde desta quarta-feira (18/12) em São Fidélis. O objetivo era discutir questões administrativas, burocráticas e jurídicas, além de outros assuntos relacionados aos aterros sanitários das regiões Norte e Noroeste Fluminense. A reunião serviu também para prestação de contas (Janeiro a Novembro) e aprovação do orçamento para 2014.
Em nota, o Consórcio Noroeste disse que a reunião busca o fortalecimento dos municípios através do consórcio face as políticas ambientais vigentes.
A princípio seriam feitos dois consórcios, um para administrar cada aterro; mais segundo o técnico do Consórcio Noroeste Higor Porto, os prefeitos decidiram reunir os dois consórcios em apenas um, para diminuir os gastos financeiros.
Orçadas em 15 milhões de reais, a construção do aterro sanitário de São Fidélis, promete beneficiar mais de 367 mil pessoas das regiões Norte e Noroeste Fluminense. O aterro que foi construído no distrito de Pureza já está pronto, mas as péssimas condições da estrada de acesso ao aterro, fizeram com a inauguração do mesmo que estava prevista para o dia 13 de Novembro, fosse cancelada. A estrada de acesso ao aterro, fica intransitável quando chove, e segundo Higor Porto, a estrada deve ser pavimentada, só que não há prazo para que aconteça. O consórcio vai administrar o aterro por 20 anos.
Esse aterro, vai receber lixo das cidades de Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Itaocara, Italva, Aperibé, Cardoso Moreira e São Fidélis. Já o aterro que será construído em Itaperuna, será utilizado pelas cidades de Laje do Muriaé, São José de Ubá, Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Porciúncula, Varre Sai, Miracema e Itaperuna, ambos administrados pelo Consórcio Noroeste, com sede em São Fidélis.
Estiveram presente na reunião, o Prefeito de São Fidélis Luiz Fratane, que é presidente do consorcio, além dos prefeitos de Santo Antônio de Pádua Josias Quintal, Prefeito de Varre Sai, Everardo Ferreira, Secretário de Meio Ambiente de São Fidélis, Leandro Peixoto e o Vice-Prefeito de Laje do Muriaé. Outros municípios como Itaperuna, enviaram um representante.