Assim como São Fidélis, Miracema irá ganhar cinema

cinema 3
Fotos: Vinnicius Cremonez / Jainne Oliveira

A Secretaria de Estado de Cultura-SEC/RJ em parceria com a Agência Nacional de Cinema – ANCINE tornou pública a relação de municípios selecionados para a 3º fase de habilitação e seleção para o projeto CINEMA DA CIDADE, referente ao segundo contrato de repasse entre as instituições CT nº1014.408-71/2013.

O Projeto Cinema da Cidade é um dos eixos do Programa Cinema Perto de Você, que cuida da viabilização financeira para implantação de complexos exibidores em municípios de pequeno e médio porte (entre 20.000 e 100.000 habitantes), que não contam com salas de cinema em funcionamento.

Tem como foco principal a inclusão de consumidores da nova classe C, cerca de metade da população brasileira, e das cidades do interior. Propõe ações para o enfrentamento de desequilíbrios tais como a concentração geográfica das salas, com estímulos especiais para as cidades do interior não atendidas ou mal atendidas pelos serviços audiovisuais.cinema 4Além das salas de exibição, os complexos podem prever espaços comerciais, tais como bonbonnières, e espaços multiuso que podem ser dedicados a outras atividades culturais e artísticas complementares e à prestação de serviços, de forma a estimular um modelo econômico de negócio sustentável.

Os recursos utilizados para a implantação destes complexos serão advindos do Orçamento Geral da União, através do investimento de 10 milhões de reais destinados a implantação do Programa nos municípios do Estado do Rio de Janeiro e da contrapartida de 2,5 milhões advinda do orçamento do Estado.

Na fase, foram automaticamente incluídos os municípios inscritos nas etapas anteriores, que foram diligenciados a fim de atualizar e/ou sanar pendências sobre documentação enviada. Após o recebimento da documentação diligenciada e das novas inscrições, foi realizada a análise da documentação dos seguintes municípios:Tanguá, São José do Vale do Rio Preto, Casimiro de Abreu, cinema 2Japeri, Piraí, Paty do Alferes, Pinheiral, Seropédica, Itaocara, Guapimirim, Paraíba do Sul, Mangaratiba, Miracema, Bom Jardim, Miguel Pereira, Iguaba Grande, São Francisco de Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Conceição de Macabu, Santo Antônio de Pádua e Arraial do Cabo.

Em plenária, os membros do Comitê de Apoio Gestão do Projeto, nomeados pela Resolução SEC nº564 publicada no DOERJ de 23 de maio de 2014, aplicando os critérios definidos com base na Diretiva da ANCINE, deliberaram que o município de Miracema foi SELECIONADO como beneficiário do Projeto Cinema da Cidade, juntamente com os municípios de Bom Jardim e Seropédica.

sdzfgfgjhkSão Fidélis ficou entre os três primeiros municípios do estado e do Brasil aprovados na primeira fase do projeto. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), da Ancine (Agência Nacional do Cinema) e da Caixa Econômica Federal.O complexo construído será de propriedade pública do município e deverá contar com duas salas de exibição, preferencialmente digitais. A administração será feita por empresas exibidoras, que serão escolhidas através de licitação.

Em São Fidélis o complexo será construído no bairro Vila dos Coroados, ao lado do Ginásio Poliesportivo Dr. Roberto Petrucelli. A primeira fase de sondagem do terreno já foi feita.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress