Artista fidelense concorre a prêmio nacional em votação online

5
Fotos: Reprodução.

O artista plástico Alexandre Mury, de São Fidélis, está concorrendo ao Prêmio Investidor Profissional de Arte (PIPA), o mais relevante prêmio brasileiro de artes visuais, realizado através de uma parceria da IP Capital Partners com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O fidelense foi indicado na categoria online, que tem o vencedor decidido pelo público na internet. Para isso, teve que ser lembrado por pelo menos um integrante do Comitê Indicador, formado por 30 grandes nomes da arte contemporânea do Brasil e de outros países como Colômbia, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Venezuela.

Nos últimos anos, Alexandre Mury vem se destacando com a produção de autorretratos baseados em obras preexistentes. Tratam-se de releituras de obras consagradas, como o Abaporu, de Tarsila do Amaral, a Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, o Adão de Michelangelo, entre outras. Toques pessoais no figurino, no cenário e no posicionamento da câmera fazem com que o corpo do artista assuma a função de protagonista, gerando novas interpretações e questionamentos. A obra de Mury faz parte de importantes coleções, como as de Gilberto Chateaubriand e Joaquim Paiva.

6Em apenas dois dias de votação online, o fidelense já recebeu mais de 500 votos, quantidade suficiente para colocá-lo na próxima fase. A votação do primeiro turno segue até 24 de julho. Já o segundo turno começa no dia 31, com a votação zerada, contando apenas com os indicados que ultrapassaram os 500 votos na fase anterior. Para votar é preciso ter um perfil no facebook, acessar a página do artista escolhido e clicar em votar, logo abaixo do nome do artista.

O anúncio do resultado do PIPA Online está marcado para 08 de agosto, um dia após o encerramento da votação final. A premiação é de R$ 10 mil para o primeiro colocado e R$ 5 mil para o segundo. Ambos deverão doar uma obra para o Instituto PIPA.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress