Dois hectares (20.000 m²) foram devastados na localidade de Dourada, em São Fidélis, segundo apurado por agentes da 3ª Unidade de Polícia Ambiental, que atendiam a uma ocorrência de desmatamento e queimada no sábado (12). A localidade fica na estrada entre Boa Hora e Santa Catarina.
No local, os policiais constataram o corte de diversas árvores com características nativas que formavam uma mata em estágios inicial e médio de regeneração. As árvores teriam sido cortadas com ajuda de uma motosserra. Além disso, havia vestígios de queimada.
A área degradada fica próxima de um curso d’água, por isso é considerada de preservação permanente. Não havia ninguém na propriedade no momento da fiscalização. As autoridades apuram a informação de uma denúncia anônima de que a propriedade pertenceria a uma moradora de Rio das Ostras. O caso foi encaminhado à 141ª Delegacia de São Fidélis, onde a Polícia Civil registrou como crime ambiental (impedir a regeneração natural e provocar incêndios florestais) e solicitou perícia.