Após meses de nível baixo, Rio Paraíba do Sul volta a subir

A elevação do rio é em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região sul do estado. A vazão ultrapassou os 1.400 m³/s na represa de Ilha dos Pombos pela madrugada.

Após meses com nível muito abaixo do normal e em situação crítica, o Rio Paraíba do Sul subiu nas últimas horas em cidades da região, mas não há risco de inundação. A vazão ultrapassou os 1.400 m³/s na represa de Ilha dos Pombos pela madrugada.

A elevação do rio é em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região sul do estado. Algumas cidades, como Resende e Itatiaia, receberam em apenas um dia a chuva esperada para todo o mês de novembro.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

continua após a imagem

Entre os meses de junho e agosto muitos moradores reclamaram do cheiro e do gosto ruim da água. O baixo nível do rio, o alto índice de insolação e o esgoto despejado deixaram o Paraíba do Sul esverdeado.

As chuvas começaram a chegar e o cenário mudou nesses últimos dias. Pedras que estavam visíveis ao longo do rio em São Fidélis, por exemplo, já não são mais vistas. Segundo dados da Agência Nacional das Águas (ANA), o nível do Rio Paraíba atingiu a marca de 2.85 na tarde desta segunda (18). A cota de transbordo no município é de 5.70.

Entre 1º de novembro deste ano e 28 de fevereiro do ano que vem vigora o período conhecido como “defeso da piracema”, que é o fenômeno em que diversas espécies de peixes sobem os rios para se reproduzirem. A cheia do rio favorece a piracema.

📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.

plugins premium WordPress