Após chuvas em São Paulo, Paraíba volta a subir em São Fidélis

cheia rio paraíba
Fotos: SFnotícias

Considerado morto por muitos, o Rio Paraíba do Sul continua mostrando a sua força. O seu leito voltou a subir nessas últimas 48h em São Fidélis. A subida se deve as fortes chuvas que ocorrem na região de São Paulo.

Segundo informações da Defesa Civil do município, no último dia 17, o Rio Paraíba marcava um metro e dez centímetro. Ontem, às 13h da tarde, o rio marcava um metro e noventa centímetros.

Hoje o rio amanheceu um pouco mais alto, com a cota de dois metros e quarenta e cinco centímetros. A medição, segundo a Defesa Civil, foi feita às 8h da manhã. Essa subida não oferece riscos aos moradores, visto que a cota de transbordo é de cinco metros e quarenta centímetros.

Em entrevista ao SFnotícias, o ambientalista Aristides Soffiati disse que essa oscilação de vazão e de nível vai ocorrer durante todo o verão por conta do El Niño. “Em alguns rios, o volume de água se torna muito grande para a calha do rio e há transbordamento. Em outros, a calha e os diques seguram a água”, disse o ambientalista. Essa subida também apresenta um alívio para os produtores e agricultores que sofreram com a seca e a estiagem do ano passado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress