Após cheia, Paraíba do Sul fica abaixo do nível normal em São Fidélis

seca paraíba 1
Época da seca

Foram meses e meses de seca, preocupação com possível falta de água. Muitos especialistas e ambientalistas chegaram a dizer que o Rio Paraíba do Sul levaria anos para voltar a ser o Paraíba, até que janeiro desse ano, a natureza mostrou sua força.

cheia do rio paraíba
Cheia de janeiro

O Rio Paraíba do Sul subiu, transbordou em algumas cidades e assustou os moradores de outras, como em São Fidélis, onde por duas vezes ele se aproximou da cota de transbordamento, que é de 5.40.

Há uma semana atrás o rio chegou a marcar 5.20, e hoje, ele está em 2.30, abaixo do nível normal. Segundo informações da Defesa Civil, o nível normal do Paraíba é de 2.60.

“Os climatologistas dizem que essa oscilação de vazão e de nível vai ocorrer durante todo o verão por conta do El Niño. Em alguns rios, o volume de água se torna muito grande para a calha do rio e há transbordamento. Em outros, a calha e os diques seguram a água. Em 2012, Cardoso Moreira enfrentou quatro transbordamentos”, disse o ambientalista Aristides Soffiati em conversa com a nossa redação.

rio paraíba do sul

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress