Aos 14 anos, estudante de São Fidélis vai representar o estado do Rio no programa Jovem Senador

A estudante de São Fidélis, a Renata Gonçalves, é a mais jovem entre os 27 vencedores. Ela teve como orientadora a professora Vanessa Figueira Cruz. Elas conversaram com Helma Lúcia; confira a entrevista

Foram divulgados os nomes dos 27 estudantes vencedores do concurso Jovem Senador de 2022. O tema da redação deste ano foi o bicentenário da Independência: “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”. Entre os vencedores está a fidelense Renata Gonçalves Ribeiro Rebelo, que estuda no Colégio Estadual Elvídio Costa, na Ipuca. Ela teve como orientadora a professora Vanessa Figueira Cruz.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Renata Gonçalves ficou entre os três escolhidos do Estado do Rio de Janeiro, e acabou sendo a vencedora para representar o estado. Ela e a professora vão vivenciar o processo legislativo no Senado, e as propostas feitas pelos estudantes vencedores, um de cada unidade da Federação, podem ser transformadas em projetos de lei.

Dos 27 alunos vencedores, a maioria é de mulheres — são 19 estudantes do sexo feminino e oito do sexo masculino. As idades variam entre 14 e 18 anos. O terceiro ano do ensino médio é a série com mais estudantes contemplados. A grande maioria dos escolhidos são de cidades do interior, como a Renata, que aos 14 anos, é a mais jovem entre os 27 vencedores.

Todos os estudantes que concorrem no concurso de redação são do ensino médio, de escolas públicas de todo o país. Além da viagem, com passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção incluídos, cada jovem senador ganha um notebook como prêmio. Os professores orientadores das redações escolhidas acompanham os estudantes a Brasília e são premiados com notebooks. Os estudantes vencedores viajarão a Brasília e passarão pelo processo de discussão e elaboração das sugestões de leis, na chamada Semana de Vivência Legislativa do programa.

O trabalho dos jovens simula a atuação dos senadores da República, numa legislatura com quatro dias de duração. Começa com a posse e eleição da Mesa (presidente, vice e secretários) e termina com a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) da Casa. Desde o início do programa, já foram apresentadas 54 proposições ao colegiado. Destas, 40 foram aceitas e passaram a tramitar como projetos de lei e duas seguiram como propostas de emenda à Constituição (PECs). Renata e a professora Vanessa conversaram com a apresentadora Helma Lúcia; confira a entrevista abaixo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress