Aneel aprova reajuste médio de 4,95% na conta de luz de clientes da Energisa Friburgo

Os índices definidos foram impactados, especialmente, pelos custos com transporte e encargos setoriais. A distribuidora atende 112 mil unidades consumidoras no município

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (22/06), em reunião pública, a Revisão Tarifária Periódica da Energisa Nova Friburgo – Distribuidora de Energia S.A. (ENF). A distribuidora atende 112 mil unidades consumidoras no município de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro. A Aneel ressalta que o conjunto de ações tomadas pela Agência para mitigar as tarifas, entre elas a conta-covid e o reperfilamento do pagamento do financeiro da RBSE das transmissoras, colaborou para amenizar as tarifas. “Esse trabalho foi realizado com total transparência com os agentes e respeitando rigorosamente os compromissos previstos em contratos” – publicou a Agência. A partir de hoje, os clientes de baixa tensão (residencial e comercial) terão correção de 3,99% e alta tensão (indústrias), 9,40%. O efeito médio para o consumidor será de 4,95%.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Os índices definidos foram impactados, especialmente, pelos custos com transporte e encargos setoriais. Cabe destacar que o empréstimo da Conta-Covid proporciona o amortecimento de – 3,70% no processo tarifário. A revisão da Energisa Nova Friburgo foi discutida na Consulta Pública nº. 9/2021 que recebeu contribuições entre 24 de março a 07 de maio de 2021. Com o objetivo de discutir a proposta com a sociedade, a ANEEL promoveu também a Audiência Pública nº 6/2021, que ocorreu em formato virtual em 9 de abril de 2021.

Foram definidos ainda, os correspondentes limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) para o período de 2022 a 2026, após análise das contribuições recebidas na Consulta Pública nº 9/2021 e na Audiência Pública nº 6/2021.  A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e tem objetivo de promover o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela ANEEL. O último reajuste tarifário da Energisa ocorreu em junho de 2020.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress