Ameaçado de extinção, filhote de Leopardus guttulus é encontrado em residência e devolvido à natureza, em Friburgo

Resgate do animal foi realizado pelos bombeiros, com apoio da equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) Macaé de Cima, que fez a soltura do felino após avaliação veterinária
Fotos: Divulgação/ Inea

Militares do 6º GBM de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, participaram nesta semana de um resgate de um filhote de Leopardus guttulus, ou Gato-do-mato-pequeno. O animal foi encontrado na varanda de uma residência nos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) Macaé de Cima, unidade de conservação administrada pelo Inea. Após retirarem o animal do imóvel, os bombeiros contaram com o apoio da equipe da APA. O felino foi levado até a sede da unidade de conservação, onde foi alimentado e hidratado até a chegada de um veterinário especializado que prestou atendimento gratuito. (continua após a publicidade)

Como estava em bom estado de saúde, o animal, com o apoio do veterinário que acompanhou o processo de soltura, foi reintroduzido às suas condições naturais longe de qualquer residência. “Inicialmente, alguns acharam que seria um gato bravo, mas desconfiaram porque era um pouco diferente. Vale destacar que esse é um animal ameaçado de extinção. Uma equipe foi deslocada para o bairro de Conselheiro Paulino e fez a captura e a ação do Inea foi excepcional para que esse animalzinho fosse reintegrado em segurança ao seu hábitat. Prontamente receberam o animal e o submeteram a avaliação de um médico veterinário” – destacou o comandante do 6º GBM, o tenente-coronel Thiago Nunes Alecrim. Segundo o Inea, a APA Macaé de cima abrange uma área de mais de 35 mil hectares no município de Nova Friburgo, e abriga diversas espécies da fauna e flora nativas, endêmicas, raras e/ou ameaçadas de extinção.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress