Alunos de Nova Friburgo vão representar o estado do Rio em competição internacional de robótica

Estudantes são desafiados a construir robôs de tamanho industrial para um jogo de campo complexo

A equipe Tucanus, composta por 15 alunos da Firjan SENAI SESI Nova Friburgo, será a única representante do estado na etapa internacional da FIRST Robotics Competition (FRC), que vai reunir competidores de todo o país, nos dias 5 a 7 de agosto, no Pier Mauá, na cidade do Rio.

O FRC combina o entusiasmo do esporte com o rigor da ciência e tecnologia. Sobre regras específicas com tempo e recursos limitados, equipes de estudantes do ensino médio são desafiados a construir robôs de tamanho industrial para um jogo de campo complexo em aliança com outras equipes, além de arrecadar fundos para atingir seus objetivos, projetar uma marca de equipe e promover o respeito e a apreciação pelo STEM (abreviação em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) dentro da comunidade local. O tema da temporada FRC 2022 é o Rapid React, que tem como ideia central logística e transporte.

Além disso, o Ensino Médio oferecido pela Firjan SESI proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências que vão além do currículo básico e proporciona aos alunos a leitura de mundo frente aos novos desafios. A preparação para a competição começou no início de 2022, com a ajuda de um instrutor do SENAI, Fábio Paredes e dois professores do SESI, Vagner Monteiro e Sâmela Leal.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Para essa competição, os alunos da escola passam por um processo seletivo e, ao final, compõem a equipe que irá representar a modalidade na temporada. “Essa competição é também um diferencial para o aluno ingressar no mercado de trabalho. Aqui, eles passam por todo o processo de criação para a solução do problema que foi apresentado, isso os deixa a um passo à frente para trabalhar na indústria”, ressalta o professor da Firjan SESI Nova Friburgo, Vagner Monteiro.

O aluno Lucas Rodrigues afirma que mesmo que surjam imprevistos na competição, a equipe está mais que preparada. “O nosso robô está bem estruturado, fizemos vários testes e temos peças para reposição para algum imprevisto. Sabemos que enfrentaremos boas equipes, por isso, estamos mais atentos. Mas também estamos confiantes no nosso time”, disse.

A Firjan SENAI SESI Nova Friburgo tem um bom histórico em diversos tipos de competições, já levou representantes para outras temporadas da FRC e também para a WorldSkills, o que deixa os instrutores cada vez mais engajados para a descoberta de talentos e inovação tecnológica para a indústria.

“Essa vai ser mais uma oportunidade para mostrar a força da nossa escola e o quanto nos dedicamos em preparar os nossos alunos para se destacarem dentro e fora da unidade”, afirma Fábio Paredes, instrutor da Firjan SENAI Nova Friburgo.

Além da preparação para a competição e o mercado de trabalho, a FRC e o curso técnico da Firjan SENAI abrem caminhos e quebram tabus. Em lugares normalmente ocupados por meninos, quem também encontrou seu espaço é a Tainá Martins Macário, aluna do 3º ano, que já decidiu que vai cursar engenharia.

“A gente sempre vê nas propagandas os meninos ocupando esse espaço da robótica. Quando surgiu a oportunidade do curso, meus pais me deram a maior força e eu passei a me enxergar mais nesse lugar, onde eu posso ser o eu quiser. Além disso, eu vejo que posso ser inspiração para que outras garotas queiram estar aqui e dominar essas áreas e mercados”, finaliza a estudante.

continua após a imagem

Seminário Internacional SESI de Educação — Pensamento Crítico e Inovação

Dentro da programação do Festival Internacional de Robótica, ocorre o Seminário Internacional SESI de Educação, no dia 4 de agosto, das 14h às 18h30. Será uma conversa muito rica onde será debatido como o pensamento crítico e a inovação podem ajudar com novas metodologias de ensino e o futuro da escola e da indústria.

No século XXI, para além do uso das tecnologias como ferramentas educacionais, instituições de ensino e profissionais da educação devem saber trabalhar o pensamento crítico como possibilidade de resolver problemas reais e imaginar novos futuros.

O evento contará com 3 painéis onde acontecerão debates e apresentações de cases nacionais e internacionais, que vão auxiliar na busca por inovação em currículos, práticas e ambientes escolares, além de novas maneiras de aumentar o senso de pertencimento de alunos e comunidade escolar.

O Seminário será realizado no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Para participar presencialmente, você pode fazer sua inscrição por meio deste link: https://ajaxsistemas.com.br/sesiedurj. Para saber mais sobre o evento, acesse: https://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/o-festival-internacional/#seminario-fll.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress