ALERTA: Morador de Bom Jardim relata dor intensa após contato com ‘lagarta-cachorrinho’; veja o vídeo

Ele estava cortando um galho no pomar da chácara onde mora quando a lagarta-cachorrinho encostou em seu rosto.

Elas podem até parecer fofinhas; uns chamam de lagarta-cachorrinho e outros de taturana-ursinho. Mas, elas apresentam um perigo. Várias espécies de lagartas conhecidas também como taturanas possuem “pelos” dorsais longos e sedosos, de colorido variado que camuflam as verdadeiras cerdas pontiagudas e urticantes.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

Em contato com a pele, essas “inofensivas” lagartinhas provocam uma dor violenta. Morador de Bom Jardim, na Região Serrana, o Marcos, conhecido como Doidinho, viveu no último domingo momentos de dor excruciante. Ele estava cortando um galho no pomar da chácara onde mora quando a lagarta-cachorrinho, que estava no galho, encostou em seu rosto.

“A princípio achou que fosse maribondo, mas como a dor foi muito intensa, resolvemos ver se havia alguma casa por perto. Não achamos nada, quando ele mexeu no galho o bicho estava embaixo. Ele já estava querendo desmaiar de dor, dando até ânsia, corri peguei um pote e levei ele e o bicho para o hospital” – relata a esposa de Marcos, Deliane.

Segundo Deliane, no hospital ele foi medicado com um forte analgésico e antialérgico, mas a dor continuava intensa. “Essa dor foi descendo para o peito, braço, deixando até dormente. Como as injeções não fizeram efeito colocaram ele no soro com dipirona. O médico disse que a dor poderia permanecer por 8 horas ou mais” – relata. Apesar de o caso ter ocorrido no domingo, Marcos relata que o rosto ainda está dolorido.

De acordo com o Ministério da Saúde, para prevenção ao coletar frutas, realizar atividades de jardinagem ou em qualquer outra em ambientes silvestres, é preciso observar bem o local, troncos, folhas, gravetos antes de manuseá-los, fazendo sempre o uso de luvas para evitar o acidente.

Acidentes com lagartas são comuns e aumentam consideravelmente no verão por conta das altas temperaturas e umidade elevada. O estado do Rio de Janeiro é rico em biodiversidade, mas isso também inclui uma vasta quantidade de animais peçonhentos, como lagartas, aracnídeos, cobras e até anfíbios.

Segundo a diretora técnica de produção de soros do Butantan, Fan Hui Wen, para as lagartas peludas, a indicação é lavar e realizar compressa gelada no local do contato e procurar uma unidade de saúde caso a dor seja intensa.

📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress