Alerta: menino de 10 anos morre com febre maculosa em Campos; é a segunda morte confirmada na região

A outra morte confirmada na região é de um homem de 63 anos; casos de febre maculosa também foram notificados em Itaperuna, Porciúncula e Natividade

A Secretaria de Estado de Saúde, através do Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), confirmou nesta segunda-feira (26) o primeiro resultado positivo em Campos, para febre maculosa, provocada pela bactéria Rickettsia rickettsii. Trata-se de um menino, de 10 anos, morador de Três Vendas, que não resistiu e veio a óbito no dia 10 de setembro.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campos, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), informou que vem intensificando o trabalho de controle da doença, transmitida ao homem pela picada do carrapato do gênero Amblyomma sculptum, mais conhecido como carrapato-estrela. Com esse caso em Campos subiu para seis o número de casos notificados nos últimos dias na região, sendo a segunda morte confirmada:

  • Três em Itaperuna
  • Um em Porciúncula
  • Um em Campos (criança de 10 anos morreu)
  • Um em Natividade (homem de 63 anos morreu)

Em todo o estado do Rio de Janeiro já foram confirmados 15 casos de febre maculosa até o último dia 20 de setembro. Destes, 5 pacientes evoluíram para óbito (Campos, Três Rios, Valença, Natividade e Sapucaia).

A Secretaria de Estado de Saúde informou que ofereceu apoio aos municípios nas ações de investigação e manejo de pacientes suspeitos de FMB (febre maculosa brasileira). Os municípios foram orientados a procurar identificar os prováveis locais de infecção e realizar pesquisa nestes ambientes, para busca de vetores da doença, e que fez reuniões com as secretarias de saúde locais com o objetivo de orientar sobre notificação, investigação ambiental e de casos, diagnóstico e tratamento oportunos para a febre maculosa.

ORIENTAÇÃO
Pessoas que morem em Local Provável de Infecção (LPI) devem usar macacão ou calça e camisa de mangas longas, de preferência na cor clara, facilitando a visualização de carrapatos, além disso, utilizem fita adesiva prendendo a bainha da calça ou macacão com a bota impedindo a entrada de carrapatos.

No caso de encontrar carrapato fixado à pele, não espremer com as unhas, para não se contaminar. O ideal é retirá-lo com calma, através de leves torções, com auxílio de uma pinça que deverá prender o aparelho bucal e não o corpo do carrapato.

SINTOMAS
Os principais sintomas da febre maculosa são febre alta, dores de cabeça intensas, dor muscular e articular, dor abdominal, diarreia e exantema. Eles costumam aparecer entre dois e 14 dias após a picada do carrapato infectado. Entre os animais que podem hospedar a bactéria estão cavalos, capivaras, marsupiais (gambá) e cães que circulam em região com infestação e transportando o carrapato estrela infectado.

O tempo entre a picada e o início dos primeiros sintomas varia de 2 a 14 dias, com média de sete dias. Quando não tratada, a letalidade da doença pode passar de 80%. Portanto, se houver contato com carrapatos e se apresentar algum dos sintomas descritos, deve-se procurar imediatamente atendimento médico, mencionando ao médico tal contato.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress