segunda-feira , 25 maio 2020

Agentes de Zoonoses encontram 68 escorpiões em quintal de residência em São João da Barra Os animais foram encontrados em ações que aconteceram em dois períodos, de dia e à noite, quando foi utilizada a luz UV

Os animais foram encontrados em ações que aconteceram em dois períodos, de dia e à noite, quando foi utilizada a luz UV

Fonte: Prefeitura de São João da Barra

Agentes do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), de São João da Barra, no Norte Fluminense, encontraram 68 escorpiões amarelos da espécie Tityus serrulatus no quintal de uma residência na localidade de Campo de Areia, no 5º Distrito. Segundo o diretor do NCZ, Marcos Machado, a ação foi realizada em dois períodos, de dia e à noite, quando foi utilizada a luz UV. Na próxima quarta-feira haverá mais uma busca ativa na localidade. Escorpiões se proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, madeira empilhada, entulhos e outros. Também gostam de umidade, pouca luz e insetos em abundância.

Manter o quintal sempre limpo é fundamental para prevenir o aparecimento desses animais que, após capturados, são enviados para o Instituto Vital Brasil, em Niterói. O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. É a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro.

Mais do SFn