ACAI alimenta a tradição da canoagem em Itaocara

2
Fotos: Reprodução.

Um dos esportes olímpicos mais competitivos dos Jogos Olímpicos, a canoagem é uma modalidade muito praticada em Itaocara. Desde 2005, existe  a Associação de Canoagem de Itaocara (ACAI), entidade que controla os eventos no município. Porém, a tradição vem de muito antes, desde o início dos anos 80. Logo após aparecerem os primeiros praticantes, foi fundada a Associação Itaocarense de Canoagem (AICA), que por muitos anos desenvolveu o esporte e conseguiu grandes feitos.

No período de existência da AICA, os canoístas itaocarenses Zezé Maia, Abel Viégas e Walnner Falante foram campeões de várias etapas nacionais de canoagem de descida, oceânica e de velocidade. Além deles, também ganharam destaque nomes como Denner Ornelas , Wander Ornelas, Reinaldo Viegas, Otílio Pontes, Rodolfo Resende, Frederico Falante, Robson Pedrete, Winner Falante, Pedro Eugênio Sardinha, Cristiam e Vinícius Falante. Mas o maior feito foi o de Walnner Falante, que representou a Seleção Brasileira no Mundial Júnior de Descida nos Estados Unidos, nos Mundiais de Descida na Áustria, em 1996, e na Alemanha, em 1998, e nas Copas do Mundo de Descida na Itália, na França e na Eslovênia, todas em 1996.

Um longo período de inatividade fez com que a AICA encerrasse suas atividades, deixando Itaocara sem uma representação oficial na canoagem. Porém, o estabelecimento da ACAI fez ressurgir a tradição. Desde 2005, cresceu consideravelmente o número de canoístas no município, que já recebeu várias competições regionais e três Campeonatos Brasileiros de Descida. Atualmente, a AICA conta com 60 atletas cadastrados, sendo 20 ativos, e acumula conquistas nas categorias turismo e K1.

No próximo sábado (06.08), acontecerá a sétima edição do Encontro Amigos da Canoagem de Itaocara. O percurso da descida inclui saída de Itaocara às 7h, largada oficial na Fazenda do Paulo Gama, às 08h30m, e chegada na Cabana do Peixe Frito, às 12h. É obrigatório o uso de equipamentos de segurança, como capacete e colete. No local da chegada, haverá um churrasco de confraternização e show com a banda de rock Beija Flor Noturno.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress